Honda HR-V tem futuro antecipado por conceito no Salão de Tóquio


Depois de apresentar os estudos 0 Sedan e 0 SUV em janeiro durante a CES, em Las Vegas, a Honda leva para o Japan Mobility Show 2025 (novo nome do Salão de Tóquio) o terceiro integrante da nova família de conceitos: o 0 Alpha. Concebido como um SUV de porte compacto, o modelo tem design baseado na mesma filosofia retro futurista dos outros protótipos e ganha importância por antecipar como serão os próximos lançamentos da marca, incluindo o novo HR-V.

Como nos demais conceitos da Série 0, o Alpha adota carroceria com ampla área envidraçada e teto alto, além de elementos como conjunto óptico em LED totalmente integrado e logotipo iluminado. Na traseira, destaque para as lanternas em formato de U contornando toda a área envidraçada traseira, além da coluna C exageradamente larga e o emblema “Honda” com letras espaçadas.

Dentro da proposta SUV, o conceito incorpora ainda ampla distância em relação ao solo, caixas-de-roda bem destacadas e capô elevado. “A postura larga expressa estabilidade e características dinâmicas exclusivas dos SUVs”, diz a marca.

+ Quer receber as principais notícias do setor automotivo pelo seu WhatsApp? Clique aqui e participe do Canal da Autoesporte.

Embora a Honda não tenha divulgado, as especificações técnicas do Alpha são as mesmas dos demais conceitos da Série 0. Ou seja, propulsão elétrica e plataforma compartilhada com os carros da Afeela (joint venture formada entre Honda e Sony). A arquitetura permitirá, na versão de produção, a adoção de elementos como bateria ultra fina e eixo elétrico compacto.

A bateria de dimensões reduzidas permitirá à Honda diminuir a altura do piso e aumentar o espaço interno sem comprometer a distância em relação ao solo. A autonomia deverá ficar na casa dos 483 km. Entre outros recursos, o modelo terá direção autônoma de Nível 3, incluindo uma função que permite ao motorista tirar os olhos do volante em congestionamentos na estrada.

A versão de produção do 0 Alpha já foi confirmada pela Honda e tem previsão de lançamento global a partir de 2027. O modelo será posicionado como um SUV elétrico de alcance global, tendo Japão e Índia como primeiros mercados.

Variantes a combustão não estão nos planos, mas o design do conceito servirá de inspiração para a nova geração do HR-V, que será o primeiro híbrido flex da Honda no Brasil. O modelo será lançado por aqui em 2028 e, conforme antecipado com exclusividade por Autoesporte, equipado com o sofisticado conjunto 1.5 e:HEV flex.

Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.

Fonte: direitonews

Anteriores Repercussão: Juiz fecha Instagram e diz que Migalhas foi irresponsável
Próxima Jovem morre após comer pão com mortadela envenenado em MS