Honda CB 600F: preços, consumo, manutenção; veja tudo sobre a Hornet


Quem tem, guarda como um troféu. Quem não tem, faz de tudo para comprar. Pode parecer exagero, mas se tem uma moto que fez sucesso entre os apaixonados por naked que berra alto, essa é a Honda CB 600F, a famosa Hornet.

A motocicleta que tem motor de quatro cilindros foi oficialmente comercializada pela Honda no Brasil de 2004 até 2014, quando foi descontinuada por conta de normas mais exigentes de emissões de poluentes. Tem o desejo de colocar uma Hornet na garagem? Confira abaixo o conteúdo especial que preparamos sobre a Honda CB 600F.

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Lançada na Itália em 1998, a Honda CB 600F fez muito sucesso na Europa, mas foi somente em 2004 que ela chegou a terras tupiniquins, montada na fábrica de Manaus (AM) da fabricante japonesa. Valor à época: R$ 34 mil.

O motor de 599,3 cm³ com quatro cilindros em linha entregava 96,5 cv de potência a uma rotação de 12 mil giros. Para se ter noção, essa é a rotação de um carro de Fórmula 1 atualmente. O motor era refrigerado a líquido e a naked fazia questão de exibi-lo por completo. Mas o propulsor ainda era carburado nessa época. O câmbio de seis velocidades se manteve o mesmo durante toda a vida da Hornet no Brasil e ele ajudava a motocicleta a alcançar os 200 km/h de velocidade final.

No ano seguinte, em 2005, ela já recebeu uma atualização em sua segunda geração. A suspensão dianteira passou a ser invertida, o que trazia mais sensibilidade para o piloto e facilidade ao contornar curvas mais acentuadas. Além disso, a suspensão traseira passou a ter sete níveis de regulagem, deixando o modo de condução mais customizável para cada condutor.

Em 2007, os coletores de escape receberam acabamento cromado, enquanto os da primeira geração eram pintados de preto. E o escapamento também mudou de posição: antes era alto e acompanhava o banco; na segunda geração, é baixo e mais curto. O farol não era mais redondo, mas continuou com parábola dupla.

Também neste ano, o propulsor da CB 600F recebeu mais tecnologia e ficou 8% mais leve. Além de aposentar os carburadores e adotar a mais eficiente injeção eletrônica, a esportiva passa a ter 102 cv e 6,4 kgfm de torque.

A segurança não foi deixada de lado: a Hornet oferecia a opção de freios com ABS ou CBS (freios combinados). Somente em 2012 é que as duas tecnologias se fundiram, distribuindo a frenagem e impedindo o travamento.

Em números, a CB 600F era um sucesso nos seus primeiros anos de mercado brasileiro. Em apenas cinco anos, praticamente dobrou o número de unidades produzidas e colocou o Brasil no topo do mercado mundial de compradores da Hornet. Contudo, ao longo dos anos, a motocicleta também despertou o interesse de criminosos, o que ocasionou um salto no número de furtos e roubos. Por isso, muitas seguradoras deixaram de oferecer apólice para a motocicleta.

Atualmente, pouquíssimas seguradoras disponibilizam cotação online para a Hornet, mas o seguro não dá o direito ao ressarcimento em caso de furto ou roubo. Se for roubado, o que resta ao consumidor é rastrear a motocicleta para recuperar o veículo. O valor do seguro ficou na casa dos R$ 910 (12 vezes de R$ 75,90) para condutor com idade superior a 25 anos e com garagem em casa.

Ao fim de 2014, as vendas já não estavam em alta e a Hornet saiu de linha com aproximadamente 48 mil unidades comercializadas em toda a sua história. Dois fatores contribuíram para o fim da produção: a concorrência de motos como a Yamaha XJ6, que era mais dócil e fácil de guiar, o que arrancou vendas da CB 600F; e o preço mais em conta das rivais.

Se você quer colocar uma Hornet na garagem, é importante saber alguns detalhes sobre a manutenção dela. A bomba de combustível costuma ser sensível à gasolina brasileira e apresenta problemas com o tempo, mas é de fácil solução. E o catalisador tem um posicionamento baixo, o que costuma trincar o suporte ao passar por buracos profundos.

Os valores das revisões não são mais tabelados pelas concessionárias porque a motocicleta já saiu de linha há bastante tempo. Porém, a manutenção é fácil e as peças não são tão caras para o segmento.

No site da Honda, é possível encontrar algumas peças genuínas e, dentre elas, temos coroa de transmissão por R$ 619,30 e pastilha de freio traseiro saindo por R$ 631,19. Contudo, é possível encontrar peças originais por um preço menos salgado em revendas paralelas.

Outro ponto a ser levado em consideração é o consumo de combustível: 15 km/l. Ou seja, ela não é uma moto ideal para o deslocamento diário na cidade se o que você busca é economia. Além disso, por ter um tanque de 19 litros e consumo considerável, é provável que as visitas ao posto sejam mais frequentes.

Em seus dez anos de mercado (2004 a 2014), e mesmo tendo saído de linha há uma década, a Hornet ainda tem muitos fãs e seus preços no mercado de usadas variam da casa dos R$ 25 mil a R$ 45 mil, evidenciando a enorme saudade que ela deixou nos consumidores.

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Fonte: direitonews

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