A Honda Africa Twin foi lançada no Brasil em 2017, como CRF 1000L Africa Twin, em versão única. Mas a história da big trail da marca japonesa começou há mais de 30 anos, especificamente em 1988, quando foi apresentada a Honda XRV 650, a primeira Africa Twin produzida. Batizada internamente de RD03, a moto surgiu no momento de máxima glória dos protótipos Honda NXR 750, que venceram consecutivamente o rali Paris-Dakar de 1986 a 1989.
A Honda XRV 650 Africa Twin era inspirada na moto campeã tanto na aparência como na parte técnica, equipada com um motor de dois cilindros em V a 52º refrigerado a líquido, comando simples no cabeçote (SOHC), com três válvulas e duas velas por cilindro. A XRV 650 Africa Twin era uma versão amansada da rainha dos desertos. Com o passar dos anos a moto evoluiu para versões de 750 cm³.
Quase três décadas depois surgiu a CRF 1000L Africa Twin e, em 2021, o motor da big trail ficou maior, mais potente e mais forte, quando foi lançada a nova Honda CRF 1100L Africa Twin.
De acordo com os dados da Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo), de janeiro a julho de 2024 foram produzidas 449 unidades da Honda CRF 1100L Africa Twin no Brasil. Já segundo a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), foram emplacadas 639 unidades do modelo de janeiro a julho deste ano.
Confira a seguir todos os detalhes da Honda CRF 1100L Africa Twin.
O motor da Honda Africa Twin vendida atualmente no Brasil é um bicilíndrico paralelo com arrefecimento líquido e comando simples no cabeçote (SOHC) de 8 válvulas, 1.084 cm³ que entrega até 99,3 cv de potência a 7.500 rpm e torque máximo de 10,5 kgf.m a 6.000 rpm.
O motor está acoplado a uma transmissão convencional, com câmbio de seis marchas com embreagem deslizante ou automático DCT de dupla embreagem, também com seis marchas, com acionamento automático ou por teclas no punho esquerdo, dependendo da versão.
A Honda CRF 1100L Africa Twin tem um chassi de tubos de aço com arquitetura berço semi-duplo, com sub-chassi de alumínio. A suspensão dianteira Showa invertida permite curso de 230 mm para a roda e tem tubos de 45 mm de diâmetro, sendo ajustável na pré-carga da mola, extensão e compressão.
Já o conjunto mola-amortecedor traseiro tem ajuste de pré-carga da mola, extensão e compressão. Vinculada ao sistema Pro-Link, a balança de suspensão de alumínio dá à roda curso de 220 mm. Na versão Adventure Sports as suspensões têm controle eletrônico Showa EERATM que ajustam em tempo real o amortecimento.
Na parte da frenagem, a CRF 1100L Africa Twin tem um conjunto de freios ABS integrado ao sistema IMU (Inertial Management Unit) que atua conforme os sensores de velocidade das rodas e os sensores que monitoram os seis eixos da big trail da Honda.
O sistema ABS oferece a opção de desligar, para uma pilotagem de alto nível, e dois modos separados de acionamento para conduções on-road e off-road, que trabalham integrados com os modos de pilotagem predefinidos para um melhor desempenho de frenagem em qualquer circunstância, mesmo em superfícies de pouca aderência.
O disco dianteiro é do tipo wave e tem 310 mm de diâmetro, além de pinças Nissin de quatro pistões e montagem radial. Já disco traseiro, também do tipo wave, tem 256 mm de diâmetro e pinça de pistão simples. As rodas de todas as versões da Africa Twin são raiadas com aros de alumínio, sendo 21 polegadas com pneu nas medidas 90/90-21M/C na frente e 18 polegadas com pneu nas medidas 150/70B atrás.
Nas versões Adventure Sports os pneus são do tipo Tubless. O peso da CRF 1100L Africa Twin é de 206 quilos a seco, a versão Adventure Sports ES pesa 215 quilos a seco. As motos com câmbio DCT têm10 quilos a mais, para as duas versões.
A big trail da marca japonesa tem tanque de combustível com capacidade 18,8 litros na versão padrão e 24,8 litros na Adventure Sports ES. A Honda Africa Twin supera tranquilamente os 300 quilômetros de autonomia com um tanque.
A Honda Africa Twin tem 2,38 m de comprimento, 95,8 cm de largura (96,3 cm na Adventure Sports ES) e 1,39 m de altura (1,56 m na Adventure Sports ES), com distância de 1,57 m entre os eixos e distância mínima do solo de 25 cm. A altura do assento é de 87 cm, ajustável para 85 cm na posição baixa.
O modelo Honda Africa Twin é oferecido no Brasil em duas versões: CRF 1100L Africa Twin, equipada com câmbio manual, com preço sugerido de R$ 81.100 (R$ 88.100 com câmbio DCT), e CRF 1100L Africa Twin Adventure Sports ES com câmbio manual por R$ 102.130 (R$ 102.130 com câmbio DCT). Os preços listados são os preços públicos sugeridos pela marca, sem frente incluso.
A versão padrão está disponível nas cores Azul Metálico (Glint Wave Blue Metallic) e Preto Fosco (Mat Ballistic Black Metallic), já a versão Adventure Sports ES pode ser comprada apenas na cor Branco Perolizado (Pearl Glare White).
A garantia da Honda Africa Twin é de três anos, sem limite de quilometragem, além do Honda Assistance (assistência 24 horas) durante o período que durar a garantia.
A primeira revisão da Honda Africa Twin deve ser realizada após mil quilômetros rodados, ou seis meses, o que ocorrer primeiro, e custa R$ 512,63, com mão de obra gratuita. O intervalo de manutenção do modelo é de seis mil quilômetros, ou seis meses. A segunda revisão, com o preço de R$ 53,99, também tem o custo de mão de obra gratuito. A partir da terceira revisão o proprietário da Africa Twin precisa pagar pelas peças e pela mão de obra.
* Valor público sugerido da revisão da Honda CRF 1100L Africa Twin 2024 para o Estado de São Paulo, válido até 31/08/2024. Para mais informações sobre condições severas de uso e itens não relacionados a uma revisão específica, consulte o Manual do Proprietário ou contate sua concessionária de preferência. Se durante a revisão for constatada a necessidade de substituição de itens adicionais, o orçamento deverá ser aprovado pelo cliente. As informações e valores estão sujeitos à alteração sem prévio aviso.
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Fonte: direitonews