Encerraram na sexta-feira (23), as palestras orientativas voltadas à conscientização dos colaboradores do Hospital Municipal de Cuiabá e Pronto-Socorro “Dr. Leony Palma de Carvalho” – HMC sobre a importância da prevenção do suicídio. A ação é em alusão ao mês Setembro Amarelo.
Com a temática “Seus Sentimentos Importam! Sua vida também!”, o objetivo foi dar visibilidade sobre os sinais de alerta ao suicídio e a necessidade de cuidar da saúde mental. Durante o mês de setembro além das palestras, folders informativos foram entregues na recepção, bem como o uso da fita amarela símbolo da campanha, e a continuação dos atendimentos psicológicos e psiquiátricos aos colaboradores e usuários do SUS.
O diretor-geral da ECSP, Paulo Rós, empresa que administra o HMC, agradeceu a todos os envolvidos na realização das atividades desenvolvidas em prol da campanha de prevenção ao suicídio.
“A gestão humanizada, do prefeito Emanuel Pinheiro, entende a prevenção como o melhor remédio para salvar vidas. Quero agradecer aos colaboradores da psicologia pela organização da campanha e aos profissionais convidados, grandes parceiros que nos ajudaram”, destacou Rós.
A psicóloga convidada Isadora Branco, especialista há 3 anos em perinatal, abordou o tema ‘Prevenção ao Suicídio Materno’. “Achei pertinente abordar este assunto, pois o suicídio pós- parto ainda é pouco debatido. Os participantes envolveram-se no tema, trouxeram algumas situações, que debatemos. A participação foi bem significativa”, pontuou.
O técnico de imobilização ortopédica, Gilbert da Silva de Jesus, participou da palestra. Para ele, a iniciativa de abordar a temática é a oportunidade que o colaborador tem para entender melhor sobre a saúde mental. “É necessário essa abordagem, eu adquiri conhecimentos válidos e vou abordar em casa com a minha família”, disse.
A psicóloga clínica, há 5 anos, Ana Karolina Castro, também foi convidada a palestrar. Ela abordou o tema ‘O caminho certo para encontrar a felicidade é pelo controle de seus pensamentos’. “Trouxe para os colaboradores a importância da regulação das nossas emoções e pensamentos. Fizemos dinâmica, e o pessoal foi bem receptivo quanto ao assunto”, ressaltou.
Para Kátia Paelo, secretária comercial das áreas abertas, as palestras foram excelentes. “Participei e gostei muito, ainda mais no momento que vivenciamos pós-pandemia, que afetou consideravelmente a mente das pessoas. Acho que todas as empresas e escolas deveriam apoiar também a campanha Setembro Amarelo de prevenção ao suicídio”, opinou.
Segundo a responsável técnica do setor de Psicologia do HMC, Jucélia Rocha, as palestras foram abordadas por profissionais convidados e por profissionais do HMC da neuropsicologia, psicologia, psiquiatria e representante do Centro de Valorização da Vida – CVV com apoio do educador físico do setor de Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho – SESMT.
“Trouxemos vários assuntos e obtivemos êxito com o envolvimento expressivo dos colaboradores. Colocamos-nos à disposição de todos que necessitarem de atendimentos psicológicos por meio do projeto “Despertar: Primeiros Socorros Para a Mente”. Esse suporte é ofertado gratuitamente e visa o bem-estar dos trabalhadores”, revelou.
Precisa de ajuda? Ligue 188 – CVV.