Haddad: “Inflação entre 4% e 5% é normal no Brasil desde o Real”


Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
👉 Telegram: [link do Telegram]👉 WhatsApp: [link do WhatsApp]

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, declarou nesta segunda-feira (17) que uma inflação entre 4% e 5% é “relativamente normal” para a economia brasileira desde a implementação do plano Real. Durante sua participação em um evento do FMI na Arábia Saudita, o ministro comentou sobre o impacto da alta do dólar e a política monetária adotada pelo Banco Central para controlar os preços.

De acordo com Haddad, a recente valorização do dólar pressionou a inflação, o que levou o Banco Central a adotar uma política contracionista. “O Brasil deixou uma inflação de dois dígitos [acima de 10% ao ano]. Hoje, tem inflação entre 4% e 5%, relativamente dentro da normalidade desde que o real foi implementado”, afirmou.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

O ministro também destacou que, apesar de a inflação estar acima da meta de 3%, as medidas fiscais adotadas visam garantir crescimento econômico e controle da inflação. “Entendemos que os ajustes fiscais que estamos fazendo não é recessivo, pois estamos garantindo um crescimento econômico de 3%, 4%, com inflação em queda”, disse.

Em relação ao dólar, Haddad afirmou que o encarecimento da moeda norte-americana no fim do ano passado pressionou os preços no Brasil, mas que, atualmente, o valor do dólar já se encontra “em níveis apropriados”. Ele também observou que a política de juros do Banco Central, que atualmente mantém a Selic em 13,25% ao ano, visa alcançar as metas de inflação.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Com a meta central de inflação de 4,5% desde 1999, a inflação brasileira nos últimos anos tem ficado acima desse valor, o que levou o Banco Central a aumentar a taxa de juros. O Brasil mantém, atualmente, o maior juro real do mundo, uma medida necessária para tentar controlar os preços.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Fonte: gazetabrasil

Anteriores 'Ditador sem eleições': Trump acusa Zelensky de se recusar a organizar eleições
Próxima F1: Silverstone revela atrações musicais para o GP da Inglaterra 2025