Em conversa com jornalistas na tarde desta quarta-feira (10), o ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), afirmou que a sua equipe econômica está fazendo os cálculos para ver se há espaço para reajuste aos servidores federais nos próximos anos.
O petista acrescentou que, em 2024, um aumento não será possível pois o “orçamento está fechado”.
Segundo Haddad, a Junta de Execução Orçamentária (JEO) se reuniu nesta quarta para atender a um pedido da ministra da Gestão, Esther Dweck, para verificar o espaço para possíveis reajustes aos servidores públicos até 2028.
A JEO, instância do Governo Lula que toma decisões sobre o orçamento, é formada pelos ministérios da Fazenda, do Planejamento, da Gestão e pela Casa Civil da Presidência da República.
“Na verdade, ela [ministra Esther, que trata de funcionalismo público] apresentou cenários e cada ministério. Planejamento e Fazenda sobretudo, vão devolver para Casa Civil para fazer uma apanhado (…) É tudo desafiador, né. Nós temos que equacionar as contas públicas, têm votações importantes para o que vão acontecer semana que vem no Congresso”, afirmou Haddad.
Fonte: gazetabrasil