Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão. Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, criticou duramente os Estados Unidos pela imposição de tarifas sobre produtos brasileiros. Em entrevista à RedeTV! nesta quinta-feira (4), Haddad classificou a medida como uma “intromissão” da Casa Branca na política interna do Brasil.
“Existe da parte do governo dos EUA um desejo de se intrometer em assuntos internos, como estão fazendo, visando a um determinado resultado. Depende muito de como a sociedade brasileira vai reagir a isso”, declarou o ministro.
Questionado sobre a possibilidade de reverter a sobretaxa, Haddad afirmou que os próximos meses serão decisivos e que a solução depende de como o Brasil irá se posicionar. “Não depende só deles. Depende de como o Brasil vai se colocar, como vai encarar essa intervenção que está acontecendo na política interna por meios de mecanismos inaceitáveis de um país para outro”, disse.
Sem citar diretamente o ex-presidente Jair Bolsonaro e o presidente norte-americano Donald Trump, Haddad associou a aplicação das tarifas aos interesses dos EUA nas eleições de 2026 no Brasil. Ele argumentou que a Casa Branca estaria buscando “um projeto hegemônico de impedir que o Brasil tenha parcerias com o mundo inteiro” e que um governo de extrema-direita facilitaria a “privatização das riquezas nacionais”.
A tarifa de 50% foi anunciada por Trump em uma carta, na qual o republicano citou o julgamento de Bolsonaro no STF por tentativa de golpe de Estado como um dos motivos. Trump já havia pedido publicamente que a ação contra o ex-presidente brasileiro parasse “imediatamente”.
Haddad também comentou sobre a economia brasileira, alegando que o país cresce acima da média mundial e que o desemprego está em sua mínima histórica. “O empresário produtivo não tem efetivamente de reclamar do governo”, afirmou. Sobre a inflação, o ministro disse que a taxa anualizada de 5,23% em julho reflete um “repique do preço dos alimentos que já reverteu”. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgará os dados do IPCA de agosto na próxima quarta-feira (10).
Fonte: gazetabrasil