Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão. Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, acusou nesta terça-feira (8) o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) de atentar contra a soberania nacional ao “defender um golpe externo” dos Estados Unidos no Brasil. Em entrevista ao site Metrópoles, Haddad também criticou o que chamou de “nacionalismo seletivo” de parlamentares da oposição, que estariam comemorando cortes no orçamento que afetam diretamente as Forças Armadas.
“Uma pessoa que bate continência para a bandeira americana, diz ‘I love you’ para o presidente dos Estados Unidos, e está torcendo por um golpe externo. Está lá com o filho defendendo a intervenção dos Estados Unidos no Brasil publicamente. Está conspirando contra a soberania nacional”, declarou o ministro.
A fala ocorre em meio à apuração conduzida pela Polícia Federal sobre a atuação do deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), filho do ex-presidente, em território norte-americano. A PF enviou ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), um pedido de prorrogação do inquérito que investiga o parlamentar por possível articulação contra autoridades brasileiras nos Estados Unidos. O pedido foi protocolado na última quinta-feira (3) e aguarda decisão do magistrado.
As declarações de Haddad também abordaram a crise orçamentária enfrentada pelo governo. O ministro afirmou que publicou, na segunda-feira (7), uma portaria que bloqueia R$ 1,4 bilhão do orçamento da própria pasta para cumprir as regras fiscais. Ele criticou a oposição por “torcer pelo shutdown” das contas públicas, termo usado para descrever a paralisação de serviços por falta de recursos.
“Sabe quem está pagando a conta deste shutdown que eles estão celebrando? As Forças Armadas estão sem recursos para investimento”, afirmou Haddad. Segundo ele, o comportamento da oposição é “irresponsável”. “Tudo para beneficiar meia dúzia de empresários”, completou.
Fonte: gazetabrasil