Há uma nova área para trabalhar: especialista em bem-estar da inteligência artificial


Nos últimos anos, o desenvolvimento de tecnologias relacionadas à IA atingiu níveis sem precedentes.
Nesse novo campo, estão sendo criados novos nichos e postos de trabalho, que precisam ser preenchidos com os especialistas necessários.

“Há uma nova especialidade no mundo relacionada à inteligência artificial. Trata-se de um especialista em bem-estar de IA que conduzirá pesquisas científicas sobre questões em que a inteligência artificial esteja o mais próximo possível dos seres humanos, por exemplo, se ela pode sentir emoções e mostrar sinais de consciência”, disse Ponomarenko.

Terceira edição do BRICS+ Digital Competition Forum, na Fundação Getulio Vargas (FGV), no Rio de Janeiro (RJ), em 22 de novembro de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 22.11.2024

O especialista explicou que os empregos nesse campo estão abertos para pesquisadores de IA relacionados à matemática, ciência da computação ou engenharia.
Ao mesmo tempo, eles devem ter conhecimento de direito e filosofia.
Esses especialistas vão considerar casos sobre como as empresas deverão agir se lhes parecer que a IA que desenvolveram está mostrando sinais de consciência.

“Um exemplo disso foi o Google, que demitiu o engenheiro de software sênior Blake Lemoine por ele ter alegado que havia detectado consciência em uma rede neural que a empresa estava criando”, observou Ponomarenko.

Ilustração de cerébro humano associado a circuitos de computador - Sputnik Brasil, 1920, 30.09.2024

O novo cargo foi apresentado pela primeira vez pela Anthropic, uma empresa de IA fundada por ex-funcionários da OpenAI.
Essa corporação está desenvolvendo o bot Claude para gerar textos com base em inteligência artificial.

“O surgimento desses especialistas pode significar que as empresas acreditam que estão próximas de criar uma inteligência artificial geral. Anteriormente, o diretor-geral da OpenAI, Sam Altman, disse que a inteligência artificial geral poderia ser criada em um ano”, concluiu o especialista.

Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Fonte: sputniknewsbrasil

Anteriores Rússia expulsa diplomata britânico por supostas atividades de espionagem
Próxima Marçal negocia filiação ao União Brasil e avalia disputar governo de São Paulo