GWM Tank 400 será o próximo lançamento da marca; veja quando chega


O jipe 4×4 Tank 400 será o terceiro modelo da GWM no Brasil, depois do SUV híbrido Haval H6 e do hatch elétrico Ora 03. O modelo, construído sobre a mesma plataforma da picape Poer (esta prevista para o fim do ano que vem), será lançado entre o fim de 2024 e começo de 2025, a depender dos prazos de homologação. O preço deve ficar na faixa de R$ 350 mil.

Tal informação foi apurada por Autoesporte com executivos chineses da matriz da GWM durante visita à sede da fabricante, em Baoding (China). André Leite, diretor de Marketing e Produto da marca no Brasil, não chegou a confirmar a informação, mas disse que há boas chances de que ela se concretize.

“Nos estudos que temos feito com consumidores, é o produto que tem tido a melhor aceitação”, afirmou. Leite não deu detalhes sobre a estratégia de produto, mas nossa reportagem pode afirmar que o Tank 400 terá forte apelo junto ao público do interior do Brasil, mais voltado ao agronegócio. Seu principal alvo será o Toyota SW4 na configuração de cinco lugares.

O design do SUV é um de seus pontos fortes. A carroceria alta, os vincos musculosos e as molduras das caixas de roda com os rebites expostos conferem a ele um forte ar de robustez. Que, diferentemente, do Haval H6, utiliza uma arquitetura de carroceria sobre chassi de longarina em vez de monobloco.

Sua motorização, aliás, será a Hi4-T híbrida plug-in (PHEV), a mesma da picape Poer. O motor a combustão é um 2.0 turbo de quatro cilindros e 16V, com injeção direta de combustível e ciclo Miller (que amplia da fase de expansão da câmara e abertura das válvulas de admissão). Tem comandos de válvula variáveis e escape em dois estágios.

Sozinho, este motor rende 255 cv de potência e 38,7 kgfm de torque. E atinge uma impressionante eficiência térmica de 38,3%, enquanto motores convencionais mal passam de 30%. A ele se juntam dois motores elétricos, ambos dianteiros, que juntos rendem 163 cv. A potência combinada é de 408 cv e o torque combinado, 76,5 kgfm. Esse motor deve ser lançado inicialmente apenas a gasolina.

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O câmbio 9HAT, automático de nove marchas e dedicado a motorizações híbridas, completa o conjunto motriz. A tração 4×4 é toda mecânica, com bloqueio dos diferenciais dianteiro e/ou traseiro, reduzida e cardã.

O banco de baterias de íons de lítio do tipo NMC (níquel, cobalto e manganês) possui 37,1 kWh de capacidade e permite uma autonomia acima de 100 km em modo apenas elétrico, segundo o ciclo chinês CLTC. O consumo de combustível chega a 10 km/l com gasolina, o que não é pouco para um veículo com quase 2,8 toneladas de peso.

As dimensões do GWM Tank 400 são: 4,99 m metros de comprimento, 1,96 m de largura, 1,90 m de altura e 2,85 m de entre-eixos. Além dele, a fabricante tem fortes chances de lançar na sequência o Tank 700, feito sobre a mesma matriz, só que ainda maior e com sete lugares. E estuda a chegada do Tank 300, este um pouco menor e híbrido apenas pleno (HEV). No entanto, o 300 depende de mudanças visuais para chegar ao Brasil. Já o Tank 500, inicialmente previsto nos planos, pois utiliza o mesmo chasse da picape Poer, deve ser definitivamente cancelado.

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Fonte: direitonews

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