A GWM entrou de vez no disputado segmento das picapes médias com a Poer P30, já testada recentemente por Autoesporte. Após atrasos no cronograma, a caminhonete chegou ao Brasil com motor turbodiesel, boa lista de equipamentos e produção nacional na fábrica de Iracemápolis (SP). Aliás, se tornou o primeiro modelo não eletrificado da marca em território nacional, agora ao lado do jipão Haval H9, com quem divide o conjunto diesel.
Para brigar com oponentes já estabelecidas no mercado, como Toyota Hilux, Ford Ranger e Chevrolet S10, a GWM Poer P30 aposta no preço competitivo. No período de pré-venda, as duas versões da picape custavam R$ 220 mil e R$ 240 mil. Porém, desde o dia 20 de setembro, houve um ajuste de R$ 20 mil na tabela. Confira os preços:
Importante dizer que, como adiantado por Autoesporte, a Poer P30 terá uma terceira versão no Brasil em 2026. Porém, essa será mais voltada para o trabalho, com uma lista de equipamentos mais enxuta.
Apesar de ter um conjunto híbrido plug-in, que inicialmente viria ao nosso mercado, a GWM optou por equipar a Poer P30 com um motor turbodiesel. Trata-se de um 2.4 com 184 cv de potência e 48,9 kgfm de torque, aliado ao câmbio automático de nove marchas da ZF. Esse propulsor faz dela menos potente que as principais rivais, todas com mais de 200 cv. A com menor cavalaria até então era da líder de vendas Hilux, com 204 cv.
Em relação ao consumo, a Poer P30 faz 9,5 km/l na cidade e 10,6 km/l na estrada, de acordo com os dados do Inmetro. Dessa forma, fica na média das oponentes do mercado.
Para vir ao Brasil, a GWM apostou em algumas mudanças para a caminhonete em relação ao modelo à venda no mercado asiático. A grade, por exemplo, ficou menor e tem detalhes cromados (que podem mudar de acordo com a versão). Além disso, faróis e lanternas são de LED. As rodas são de 18 polegadas na opção mais básica, e de 19” para a topo de linha.
A receita é típica do segmento das picapes médias. Portanto, a Poer P30 adota construção de carroceria sobre chassi de longarina. Portanto, o sistema de tração 4×4 é convencional, com direito a eixo cardã e diferencial traseiro blocante.
No tamanho, a caminhonete chinesa tem 5,41 metros de comprimento, 1,95 m de altura, 1,88 m de largura e 3,23 m de entre-eixos. Como comparação, a Hilux, que é líder do segmento, é 9 cm menos comprida e tem entre-eixos 15 cm menor. Portanto, a chinesa chega como uma boa opção para quem busca por espaço.
Quando o assunto é caçamba, a GWM Poer P30 tem uma capacidade de carga de 1.010 kg, segundo a marca. Ou seja, supera por pouco a Hilux com seus 1.000 kg e fica atrás de S10 (1.044 kg) e Ranger (1.023 kg). Já em relação ao volume, são 1.248 litros.
Um dos destaques da picape média chinesa é a lista de equipamentos. A Poer P30 é muito bem equipada para o segmento, com uma central multimídia flutuante de 14,6” e conexão para Android Auto e Apple CarPlay sem fio, além do painel de instrumentos digital. Na versão topo de linha, oferece pacote ADAS nível 2 com recursos de assistência ao motorista como frenagem automática de emergência, controle de velocidade adaptativo, assistente de permanência em faixa, entre outros.
GWM Poer P30 Trail (R$ 240.000): grade com acabamento escuro, rodas de liga leve de 18 polegadas, rack de teto, faróis de LED, assistente de farol alto, estepe, retrovisor na cor da carroceria, estribo, preparação para capa de caçamba, tampa da caçamba com amortecedor, para-lamas, protetor de caçamba, ajuste de altura e profundidade do volante, volante e bancos em couro sintético, ajuste elétrico no assento do motorista, controle de cruzeiro adaptativo (ACC), freios com discos ventilados nas quatro rodas, assistente de partida em rampa, freio de estacionamento eletrônico, controle eletrônico de tração e estabilidade, sensores de estacionamento traseiro, câmeras 360°, painel de instrumentos digital, multimídia de 14,6″, portas USB (tipo A e C), ar-condicionado digital, chave presencial, partida por botão, saída de ar traseira, 4 airbags.
GWM Poer P30 Exclusive (R$ 260.000): tudo da versão Trail + grade com acabamento cromado, rodas de liga leve de 19″, banco de couro, assento do passageiro com ajuste elétrico, sistema ADAS Nível 2 com frenagem autônoma de emergência, alerta de colisão traseira e assistente de permanência em faixa, 6 airbags.
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Fonte: direitonews






