GWM Haval H4 será híbrido flex abaixo de R$ 200 mil e sem recarga externa


Após uma fase de atraso no início da produção nacional, troca da picape média Poer pelo SUV Haval H6 na fábrica de Iracemápolis (SP) e atrasos nas chegadas das linhas Poer e Tank, a GWM tenta correr atrás da BYD e definir mais rapidamente seu novo cronograma estratégico no Brasil. Que inclui um novo SUV de entrada a se chamar Haval H4.

Conforme já confirmado, na virada de 2024 para 25 a fabricante vai nacionalizar o Haval H6. Depois, no primeiro trimestre do ano que vem, será a vez de lançar o jipe 4×4 Tank 400, importado da China. Também no próximo ano devem chegar dois SUVs de luxo da marca Wey, 05 e 07. Todos serão produtos híbridos plug-in (PHEV).

Na sequência, o foco passará a ser a produção nacional do Haval H4, que será o produto mais barato da marca no Brasil. Autoesporte apurou que algumas decisões já foram tomadas a respeito desse projeto, que é conhecido em outros mercados como Jolion, Jolion Pro ou Chitu. E com o qual nossa reportagem teve contato recente na China. Relembre:

A primeira delas é que o H4 será um híbrido pleno (HEV), sem recarga externa, usando o mesmo conjunto mecânico do irmão maior H6 HEV2. Estamos falando de uma configuração de 243 cv de potência e 54 kgfm de torque do motor híbrido da GWM, formado por um propulsor 1.5 turbo de quatro cilindros, 16V, injeção direta e ciclo Miller, e um dual motor elétrico dianteiro gerador e de tração.

Neste caso, a tração é sempre 4×2 dianteira e o câmbio, o conhecido DHT com apenas duas marchas mecânicas que operam a velocidades de cruzeiro e as demais relações preenchidas pelo motor elétrico.

A segunda é que o Haval H4 será híbrido flex. Ainda não está certo se a GWM promoverá com ele a estreia da tecnologia flexível nas motorizações da marca, passando a aceitar etanol além de gasolina, ou se adotará antes a solução no conjunto motriz do H6, formado pelo mesmo motor 1.5 turbo.

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Outro martelo batido se refere à faixa de preço, abaixo de R$ 200 mil, para um duelo franco com o BYD Song Pro. Por fim, o Haval H4 só será lançado com produção já nacionalizada. O visual deve ter atualizações em relação ao Jolion Pro que conhecemos na China alguns meses atrás.

Em termos de dimensões, o GWM Haval H4 tem 4,47 metros de comprimento, 2,70 m de entre-eixos, 1,84 m de largura e 1,62 m de altura. Ou seja, estamos falando de um SUV médio, com medidas muito próximas às de um Jeep Compass, Toyota Corolla Cross ou Volkswagen Taos.

Resta saber, ainda, se o lançamento do GWM Haval H4 ocorrerá no segundo semestre de 2025, prazo previsto atualmente pela fabricante, ou se acabará ficando para 2026. De qualquer forma, o projeto é amplamente aguardado pela rede concessionária da marca, que o vê como potencial produto de maior apelo de vendas em termos de volume.

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Fonte: direitonews

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