GWM fecha acordo com Governo de São Paulo para criar frota de veículos a hidrogênio


A Great Wall Motor Brasil (GWM), que chegou recentemente no Brasil com os SUVs híbridos Haval H6 e H6 GT, fechou um acordo com o Governo de São Paulo para investir na pesquisa e no desenvolvimento de veículos movidos a hidrogênio, que posteriormente farão parte da frota do estado.

O compromisso foi firmado durante visita do governador Tarcísio de Freitas à fábrica da GWM em Iracemápolis (SP). O complexo automotivo tem capacidade produtiva de 100 mil veículos por ano e vai gerar dois mil novos empregos diretos até 2025. A empresa chinesa comprou a fábrica da Mercedes-Benz no interior do estado em agosto de 2021.

“São Paulo quer ser líder no processo de transição energética. Temos um grande potencial do estado no etanol, que é a ponte para termos veículos movidos a partir de hidrogênio e que vão ser muito viáveis na questão de carga. Será uma revolução no transporte brasileiro, a tecnologia está aí e, com uma dose de incentivo, vamos ter usinas de etanol produzindo também o hidrogênio verde“, afirmou o governador de São Paulo.

Pelo acordo, o estado e a GWM vão estudar em conjunto a implantação de uma rota logística para veículos a hidrogênio e a identificação de parceiros para geração e fornecimento do combustível verde a partir de fontes renováveis, como o etanol.

O Governo de São Paulo também se comprometeu a engajar as universidades estaduais na pesquisa e desenvolvimento de tecnologias de descarbonização das cadeias de transportes.

A Great Wall Motors é a maior fabricante privada da China e está presente em mais de 60 países. Em 2022, a empresa vendeu pouco mais de um milhão de veículos no mundo. Ao todo, tem 19 fábricas (a maior parte na China) e oito centros de Pesquisa e Desenvolvimento em países como Estados Unidos, Canadá, Áustria, Alemanha e Coreia do Sul.

O grupo automotivo é dono de quatro submarcas: Haval, para SUVs de uso urbano, Tank, de SUVs off-road, Poer, especializada em picapes, e ORA, responsável pela produção de compactos elétricos. Inicialmente, a linha será composta apenas por veículos de Haval, Tank e Poer.

Até agora, os únicos modelos lançados foram os SUVs da Haval. Inicialmente, o eles serão importados da China, mas há planos de produzi-los na fábrica de Iracemápolis. O que se sabe é que o primeiro veículo nacional da marca será uma picape híbrida, prevista para estrear no ano que vem.

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Fonte: direitonews

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