Guterres está alarmado com a invasão à embaixada mexicana em Quito


“O secretário-geral está alarmado com o ingresso forzoso de forças de segurança equatorianas no recinto da embaixada do México em Quito”, indicou Dujarric.
Segundo o porta-voz, Guterres enfatizou a importância de respeitar a inviolabilidade dos locais diplomáticos e consulares em conformidade com o direito internacional. Guterres chamou os dois governos para “resolver suas diferenças por meios pacíficos”, acrescentou o porta-voz.
Bandera de México - Sputnik Brasil, 1920, 06.04.2024

O governo do México anunciou nesta sexta-feira (5) a suspensão das relações diplomáticas com o Equador, após a entrada de forças policiais equatorianas na embaixada mexicana em Quito para prender o ex-vice-presidente Jorge Glas.
O México concedeu asilo político também na sexta-feira (5) ao ex-vice-presidente Jorge David Glas Espinel, que foi condenado duas vezes por acusações de corrupção no seu país e tem permanecido na embaixada mexicana desde o final do ano passado.
Um dia antes, o Equador declarou “persona non grata” a embaixadora mexicana em Quito, Raquel Serur Smeke, com o argumento das expressões “inoportunas” do presidente mexicano sobre o processo eleitoral de 2023.
O México já anunciou que levará o caso para a Corte Internacional de Justiça pela “violação flagrante” de tratados internacionais.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Também estamos nas redes sociais X (Twitter) e TikTok.

Fonte: sputniknewsbrasil

Anteriores Movimentação impulsiona cotações do feijão
Próxima F1: Kovalainen atualiza sua situação após cirurgia cardíaca