Nesta terça-feira (25), em uma reunião com o presidente russo, Vladimir Putin, Embaló afirmou que “talvez a Rússia possa nos fornecer esses navios, e então veremos como podemos pagar por essas fragatas. Também podemos encomendar helicópteros. Vamos ver como podemos pagar à Rússia”.
Por sua vez, Putin confirmou que Moscou está pronta para considerar a ideia do presidente guineense sobre a venda de seus navios e helicópteros. “Bom. Nós discutiremos isso tudo“, afirmou o mandatário russo.
© SputnikMinistro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, e o presidente da Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embaló, participam de uma reunião à margem da 77ª Sessão da Assembleia-Geral das Nações Unidas em Nova York, Estados Unidos, 23 de setembro de 2022
Ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, e o presidente da Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embaló, participam de uma reunião à margem da 77ª Sessão da Assembleia-Geral das Nações Unidas em Nova York, Estados Unidos, 23 de setembro de 2022
© Sputnik
Ao longo da reunião, o líder russo também lembrou que em 2023 será o 55º aniversário das relações diplomáticas entre os dois países, ressaltando que os Estados sempre tiveram “relações boas e muito amorosas“.
Além disso, Putin também afirmou que no ano que vem a Rússia aumentará cotas para estudantes da Guiné-Bissau.
“Claro que há muito mais a fazer para desenvolvimento dos laços econômicos, comerciais e humanitários. Embora ainda agora, do ponto de vista da cooperação no domínio da educação, a situação esteja a evoluir de forma bastante positiva”, sublinhou.
De acordo com o presidente russo, o volume de comércio entre a Rússia e os países da África Ocidental está crescendo de bom ritmo. Ao mesmo tempo, o líder manifestou esperança para que o aprofundamento das relações russas como todo o continente africano avance cada vez mais.