Guabiruba é reconhecida como a Capital Catarinense do Pelznickel


Na tarde desta quinta-feira (7) foi aprovado por unanimidade na Comissão de Educação e Cultura, o PL 193/2023, de autoria do deputado Napoleão Bernardes (PSD), que reconhece o município de Guabiruba como a Capital Catarinense do Pelznickel.

Em seu parecer, o deputado Mário Mota (PSD) destacou a relevância da proposição para a comunidade local. “A tradição da cidade com o desfile Pelznicke é um importante laço cultural herdado dos colonizadores germânicos, que nesta época favorece o desenvolvimento econômico da região”.

A lenda do Pelznickel (“pelz”, em alemão, é pelagem, e “Nickel”, o diminutivo de Nicolau) começa a ser relembrada no dia 6 de dezembro, quando o monstro sai da mata e vai até a cidade conferir quem são as crianças malcriadas. Segundo a história que se repete todos os anos, se elas não melhorarem até 24 de dezembro, ele vem buscá-las para levá-las para dentro da floresta.

Foi aprovado também o PL 374/2023, de iniciativa do deputado Ivan Naatz (PL), que visa instituir o  Setembro Branco, mês dedicado à conscientização pela paz. No seu parecer, deputado Marquito (Psol) ressaltou o objetivo de conscientizar a população catarinense a respeito da paz, por meio da promoção de debates, seminários e palestras que tratem do tema.

 

Com a colaboração de Paulo Corrêa

Fonte: alesc.sc.gov

Anteriores F1: Red Bull garante Perez apenas para 2024 e não revela planos para 2025
Próxima Com incertezas na oferta global e estoques da ICE em destaque, arábica encerra com 200 pts de alta