GTA VI: primeiro trailer revela como são os carros do jogo; veja as novidades


A Rockstar publicou o primeiro trailer de GTA VI, um dos jogos mais aguardados da história, que será lançado apenas em meados de 2025. Como os carros são parte central da história e da mecânica dos games da franquia, Autoesporte não poderia deixar de notar o que há de novo.

O trailer tem apenas um minuto e meio, mas é possível antecipar as novidades, jogabilidade e até novos modelos de carros. Será que os dez anos de espera vão valer a pena? Confira abaixo:

Um detalhe chama atenção logo de cara. Ainda que a Rockstar tenha incluído novos carros no GTA VI (quase todos baseados em automóveis reais), modelos de outros jogos da franquia estão de volta.

Isso fica bem claro em uma cena que mostra a vida noturna de Vice City, a cidade fictícia que simula Miami (Flórida). Os três carros parados na rua estavam no game GTA V, lançado em 2013.

Entre eles, vale destacar o Carbonizzare vermelho, um esportivo inspirado na Ferrari F12 Berlinetta. O Cheetah Classic branco parado próximo à calçada é uma mistura de BMW M1, Alpine A610 e Ferrari 328, e também esteve presente no jogo anterior em uma atualização do modo online.

Durante uma cena de perseguição, os protagonistas aparecem dirigindo um Declasse Tulip vermelho. Este cupê clássico é baseado no Chevrolet Chevelle Malibu e no Chevrolet Impala.

Podemos concluir, portanto, que marcas reais não estão licenciadas no GTA VI. Os veículos do game têm características muito próximas dos carros da realidade, mas são fictícios.

Para dar um toque de realismo ao jogo, a Rockstar inventou fabricantes de veículos no GTA V — quase todas baseadas em marcas que realmente existem. Essa abordagem está de volta no GTA VI.

A Grotti, por exemplo, é uma marca de esportivos italianos que claramente imita a Ferrari. A Benefactor é uma fabricante alemã, e seus carros são inspirados em modelos da BMW e da Mercedes-Benz. A marca japonesa Karin tem elementos de Mitsubishi, Subaru e Nissan.

Marcas de motocicletas fictícias também marcam presença. A Nagasaki é inspirada na Kawasaki, enquanto a Western Motorcycle Company tem choppers baseadas na Harley-Davidson.

Ao criar marcas fictícias e dar continuidade a elas em jogos futuros, a Rockstar cria uma espécie de “mitologia” que enriquece o game. Os carros são tão parecidos com os da vida real (e facilmente reconhecíveis) que talvez um licenciamento nem faça tanto sentido assim.

No futuro, talvez tenhamos mods que incorporem veículos reais ao universo do GTA VI, assim como acontece no jogo anterior. Este belo Gol quadrado tunado não deixa mentir…

O trailer é bem generoso ao mostrar cenas de ação envolvendo veículos. É possível dar drift, empinar motocicletas e fazer acrobacias perigosas. Uma novidade é que diversos personagens são mostrados até em cima dos carros, ou com as portas abertas com o veículo ainda em movimento.

Aparentemente, ao utilizar armas de fogo, o personagem poderá sair parcialmente do veículo pela janela e se apoiar na porta. No GTA V, o personagem fica o tempo todo dentro do carro.

Este foi apenas o primeiro trailer de GTA VI. Os próximos devem revelar mais detalhes sobre carros novos, mecânica de jogabilidade e até corridas. É hora de conter a ansiedade mais uma vez…

Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.

Fonte: direitonews

Anteriores TJ-SP anula condenação proferida antes das alegações finais da defesa
Próxima Estudo realizado pela ALMT aponta principais desafios e propostas para desenvolvimento da agricultura familiar