A possibilidade de que todo o Universo seja informacional em sua natureza e se assemelhe a um processo computacional é uma teoria popular entre várias figuras bem conhecidas.
Este pensamento vem de dentro de um ramo da ciência conhecido como física da informação, que sugere que a realidade física é na verdade composta por informações estruturadas, escreve Sci-News.
Em seu novo artigo, o doutor Vopson apresenta descobertas que indicam que a gravidade ou força gravitacional é o resultado de um processo computacional dentro do Universo. Ele sugere que a gravidade pode realmente ser causada pela forma como a informação sobre a matéria é organizada no Universo.
Usando a segunda lei da dinâmica da informação, ele indica que a matéria e os objetos no espaço podem estar se atraindo porque o Universo está tentando manter as informações arrumadas e comprimidas.
“Minhas descobertas neste estudo se encaixam com o pensamento de que o Universo pode funcionar como um computador gigante, ou nossa realidade é uma construção simulada”, disse Vopson.
“Assim como os computadores tentam economizar espaço e funcionar de forma mais eficiente, o Universo pode estar fazendo o mesmo. É uma nova maneira de pensar sobre a gravidade – não apenas como atração, mas como algo que acontece quando o Universo está tentando se manter organizado”, explica o cientista.
Vopson já tinha publicado pesquisas que sugerem que a informação tem massa e que todas as partículas elementares armazenam informações sobre si mesmas, de forma semelhante à maneira como as células, os blocos de construção das entidades biológicas, têm DNA.
“Se o Universo é realmente uma construção computacional permanece uma questão aberta”, diz o físico.
Fonte: sputniknewsbrasil