“Graças aos longos anos de esforços conjuntos da China e da Rússia, a cooperação energética dos dois países tornou-se abrangente, ampla e de alto nível“, escreveu Xi Jinping, cuja mensagem foi divulgada pela emissora CCTV.
O fornecimento de gás russo para a China atingirá um nível recorde neste ano, disse o chefe da empresa de energia russa Rosneft, Igor Sechin, no Fórum de Negócios de Energia sino-russo, em Pequim.
“A cooperação sino-russa no setor de gás está se desenvolvendo dinamicamente. Neste ano as exportações russas de gás para a China vão atingir o máximo histórico – serão fornecidos mais de 30 bilhões de metros cúbicos de gás”, disse Sechin.
O chefe da empresa russa ressaltou também que é importante continuar a expandir o uso de yuan e rublo nos pagamentos mútuos com a China e com países terceiros, o que permitiria um exponencial aumento no volume de negócios.
Sechin observou que a pressão sobre a China e a Rússia pelo Ocidente estimula a desenvolver os seus próprios mercados regionais.
Ontem (18), o presidente russo Vladimir Putin destacou que o volume de negócios entre a Rússia e a China excederá US$ 200 bilhões (R$ 1 trilhão) até o final do ano corrente.
Fonte: sputniknewsbrasil