GP São Paulo 2024 bate novo recorde de público e gera renda de 1,96 bi para São Paulo


Confirmado para ser realizado na capital até 2030, o Grande Prêmio de São Paulo de Fórmula 1 2024 bateu novos recordes de público e movimentação financeira. De acordo com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), o impacto econômico do evento deste ano foi de R$ 1,96 bilhão para São Paulo, o que representa um aumento de 14,3% em relação ao recorde anterior, de 2023. Do montante, R$ 1,18 bilhão foi impacto direto e R$ 776,3 milhões, indireto. A movimentação resultou em arrecadação de R$ 282,4 milhões em tributos federais, estaduais e municipais, representando um crescimento de 9,5% no comparativo anual.

Com um público recorde de 291.717 pessoas – um aumento de 9,25% na comparação com o ano anterior -, o evento envolveu mais de 20 mil profissionais e alcançou um índice de alavancagem de R$ 6,99 na economia local para cada real investido.

O Grande Prêmio São Paulo de Fórmula 1, realizado dos dias 1 a 3 de novembro, consolidou-se, mais uma vez, como o maior evento esportivo recorrente do calendário do País, segundo levantamento da FGV, realizado a partir de informações fornecidas pela Secretaria Municipal do Turismo, junto do Observatório do Turismo da SPTuris.

O GP São Paulo gera um ciclo positivo na economia de São Paulo. Os impactos diretos são os gastos efetivamente realizados pela organização do evento, pelos patrocinadores e pelo público. Os impactos indiretos correspondem à movimentação econômica gerada na cadeia produtiva da realização do GP de Fórmula 1. O número de profissionais envolvidos no evento deste ano foi de 20,2 mil – um crescimento 19,5% em relação a 2023, que contou com 16.944 pessoas.

“Os resultados positivos do Grande Prêmio de São Paulo de Fórmula 1 são reflexo de um trabalho que vem sendo desenvolvido pela cidade para que um dos mais importantes eventos automobilísticos do mundo se firme no nosso calendário esportivo. Este ano, investimos mais de R$ 163 milhões em obras no autódromo para que os fãs de dentro e fora de São Paulo tenham sempre uma experiência à altura do Grande Prêmio. Estamos realizando as obras do Hospitality Center, com três andares e capacidade para 6 mil pessoas, melhorando a infraestrutura de atendimento ao público. Também estamos executando um túnel para acesso de caminhões sem que passem pela pista, além de instalação de placas solares entre outras benfeitorias. Toda essa modernização tem tornado o Autódromo de Interlagos um dos grandes geradores de receita para o município, com mais divisas e geração de milhares de empregos”, afirma Ricardo Nunes, Prefeito da Cidade de São Paulo.

“Nós, da organização do GP São Paulo, ficamos muito felizes em poder proporcionar benefícios econômicos e sociais para a população de São Paulo enquanto realizamos um evento que também proporciona lazer de qualidade para a cidade, atraindo milhares de turistas para a cidade. O GP gera empregos, movimenta a hotelaria, o comércio, os restaurantes, aumenta a receita do município. Isso mostra que o GP está também presente na vida do cidadão que eventualmente não vem ao autódromo, mas é impactado pelos benefícios gerados por este grande evento,” diz Alan Adler, CEO do GP São Paulo.

Perfil do público

Do público que foi ao autódromo para assistir o GP São Paulo, 70% eram de fora da capital, sendo 54,2% de outras cidades do Brasil e 15,8% de fora do país; 30% eram residentes. A presença feminina em Interlagos foi de 36,9%.

O público na faixa entre 18 e 29 anos somou 40,2% dos presentes no evento. Já entre o público de 30 a 39 anos a porcentagem no circuito foi de 31,4%. Na faixa de 40 aos 49 anos ficou em 16,1% e dos 50 aos 59 cresceu de 7,1% para 8,6%. A porcentagem de pessoas com mais de 60 anos permaneceu em 3,7%.

Do público que esteve no autódromo, 55,6% consideram o GP São Paulo de F1 o principal símbolo da cidade.

Exposição na mídia

Além do impacto econômico, o GP São Paulo 2024 alcançou uma exposição na mídia avaliada em US$ 477,3 milhões (cerca de R$ 2,58 bi) – novo recorde para a corrida –, com 80,2% do valor vindo de transmissões televisivas, 14,6% de mídias digitais e 5,3% de mídias impressas, de acordo com o Formula Money. Nos últimos cinco anos, o valor acumulado de mídia gerado pelo evento soma US$ 1,98 bilhão, solidificando o GP São Paulo como um evento de destaque global.

Sobre o GP São Paulo de F1

O GP São Paulo de F1 é o principal evento recorrente do calendário esportivo brasileiro. Uma das etapas do Campeonato Mundial de pilotos e construtores, acontece anualmente no Autódromo de Interlagos, na cidade de São Paulo. A última edição reuniu público de 291,7 mil pessoas no autódromo nos três dias de evento e injetou mais de R$1,96 bilhão na economia local, além de proporcionar cerca de 20 mil empregos. Transmitido ao vivo para mais de 180 países, gera US$ 447,3 milhões em retorno de mídia para a cidade de São Paulo. Além de proporcionar entretenimento de qualidade, o GP São Paulo de F1 coloca à disposição de seus parceiros uma poderosa plataforma para divulgação de marcas e para relacionamento. Em total alinhamento com as diretrizes da F1, o GP São Paulo é agente disseminador da cultura da sustentabilidade ambiental, do respeito à diversidade e da inclusão social.

Formula 1 Grande Prêmio de São Paulo 2025

Datas: 7, 8 e 9 de novembro – Local: Autódromo de Interlagos – São Paulo

Site oficial: f1saopaulo.com.br

Tiqueteira oficial: eventim.com.br/f1saopaulo (ingressos à venda para público em geral a partir de 11/11 às 12h

Fonte: f1mania

Anteriores Saiba quais são as 20 maiores favelas do Brasil
Próxima Inflação acelera para 0,56% em outubro, impulsionada pela alta da energia elétrica, diz IBGE