GP Brasil de F1: veja todos os pilotos e equipes vencedores


Está chegando a hora de um dos eventos mais aguardados pelos fãs de automobilismo do país. O GP de São Paulo de Fórmula 1 acontece do dia 1 a 3 de novembro, no Autódromo José Carlos Pace, ou, como a maioria prefere, no Autódromo de Interlagos.

Em 51 corridas no Brasil (a etapa foi realizada no Rio de Janeiro, em Jacarepaguá, entre 1978 e 1989), diversos nomes fizeram história como os primeiros a receber a bandeira quadriculada. Durante esse período, 27 pilotos e 11 equipes venceram em solo brasileiro.

Para refrescar a sua memória, Autoesporte relembra o nome de cada um deles. Confira abaixo!

O primeiro vencedor do Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1 foi o argentino Carlos Reutemann. O piloto da Brabham bateu Ronnie Peterson e Wilson Fittipaldi na primeira prova no país, que serviu de teste para o evento do ano seguinte.

A estreia oficial do GP do Brasil na F1 foi marcada, nada mais, nada menos, por uma vitória de um brasileiro! O bicampeão mundial Emerson Fittipaldi levou a melhor em cima de Jackie Stewart naquele 11 de fevereiro de 1973, e triunfou com sua Lotus em Interlagos.

+ Quer receber as principais notícias do setor automotivo pelo seu WhatsApp? Clique aqui e participe do Canal da Autoesporte.

No ranking de vitórias por país, aliás, os pilotos brasileiros ocupam o primeiro lugar: das 51 corridas disputadas, nove foram vencidas por brasileiros.

Apesar do considerável número, já faz 15 anos desde a última vez em que um piloto brasileiro venceu o Grande Prêmio do BrasilFelipe Massa, em 2008. Entre as vitórias anteriores estão as de Emerson Fittipaldi (a já mencionada, em 1973, e 1974), José Carlos Pace (1975), Nelson Piquet (1983 e 1986), Ayrton Senna (1991 e 1993) e, por último, conforme dissemos, Felipe Massa (2006 e 2008).

Já entre as equipes, McLaren e Ferrari travam uma disputa acirrada. Enquanto o time britânico soma 12 vitórias, a italiana já conquistou 11 troféus em solo brasileiro.

Este ano, vale frisar, os pilotos das duas escuderias têm boas chances de triunfo. O vice-líder do campeonato, Lando Norris e o australiano Oscar Piastri brigam por vitória pela McLaren. Enfrentarão os ferraristas Charles Leclerc e Carlos Sainz. Este, bom destacar, venceu a última etapa do campeonato, realizada no México. Quem será que ocupa o lugar mais alto do pódio no Brasil?

Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.

Fonte: direitonews

Anteriores Laço afetivo entre irmãos é presumido e pode gerar indenização por dano moral reflexo
Próxima CCJ debate reforma tributária com setores produtivos nesta quarta-feira