Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
O governo dos Estados Unidos, por meio da Administração para o Controle de Drogas (DEA) e do Consulado-Geral americano no Rio de Janeiro, enviou uma carta ao secretário de Segurança Pública do estado, Victor Santos, expressando pesar pelas mortes de quatro policiais durante a Operação Contenção, realizada na última semana nos complexos do Alemão e da Penha.
A operação, deflagrada na terça-feira, teve como alvo criminosos do Comando Vermelho (CV) e resultou na morte de dois policiais militares do Batalhão de Operações Especiais (Bope) e dois policiais civis. Dos 121 mortos na ação, os demais 117 estariam envolvidos com o crime organizado, segundo informações das autoridades.
Em comunicado assinado por James Sparks, do setor de Repressão às Drogas do Departamento de Justiça dos Estados Unidos, o governo norte-americano manifestou condolências e se colocou à disposição para prestar qualquer apoio necessário. “Neste momento de luto, reiteramos nosso respeito e admiração pelo trabalho incansável das forças de segurança do Estado e colocamo-nos à disposição para qualquer apoio que se faça necessário”, afirmou.
A Operação Contenção tinha como objetivo cumprir 100 mandados de prisão, incluindo 30 expedidos pela Justiça do Pará. Um dos principais alvos, Edgar Alves de Andrade, conhecido como Doca ou Urso, apontado como uma das principais lideranças do Comando Vermelho fora da cadeia, conseguiu escapar e segue foragido.
A ofensiva foi realizada em uma das áreas mais complexas da zona norte do Rio, com a intenção de desarticular lideranças do CV e reduzir a violência nos bairros.
Eis a íntegra da carta:
Ao Senhor Victor Cesar dos Santos Secretário de Estado de Segurança Pública Rio de Janeiro – Brasil
Prezado Secretário,
Gostaríamos de expressar nossas mais sinceras condolências pela trágica perda dos policiais durante a recente operação contra o crime organizado. Reconhecemos o sacrifício desses profissionais que atuam com coragem e dedicação na defesa da sociedade.
A DEA reafirma seu compromisso com a cooperação internacional e com o apoio às autoridades brasileiras no combate às organizações criminosas. Estamos solidários neste momento de dor e reafirmamos nossa admiração pelo trabalho das forças de segurança do Rio de Janeiro.
Respeitosamente, James M. Sparks RAC – Drug Enforcement Administration Consulado Geral dos EUA – Rio de Janeiro
Fonte: gazetabrasil






