Desde janeiro, o Governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) cortou o “Auxílio Gás” de 267 mil famílias. Os dados são do Ministério do Desenvolvimento Social e foram divulgados pelo site g1 nesta quinta-feira (27).
O vale-gás do governo federal consiste no pagamento de botijões a famílias carentes. Dados mostram que, em dezembro, o benefício era pago a 5,95 milhões de famílias.
Em abril, esse número caiu para 5,69 milhões. A queda foi de quase 4,5%.
if (!window.IS_SUBSCRIBER) {
let temScript = document.createElement(‘script’);
temScript.src = ‘https://widgets.outbrain.com/outbrain.js’;
temScript.async= true;
document.getElementsByTagName(‘head’)[0].append(temScript);
}
–>
De acordo com Wellington Dias, ministro do Desenvolvimento Social, o corte do benefício ocorreu em razão de uma atualização cadastral, como a revisão feita com o Bolsa Família.
“Nós tínhamos muitas pessoas que não preenchiam os requisitos. O vale-gás, na própria legislação aprovada pelo Congresso, estabelece uma meta que tem a ver com o tamanho da renda e muita gente com renda elevada estava recebendo. Nós estamos falando de um esforço de dinheiro do povo brasileiro”, disse Dias ao g1.
O Auxílio Gás foi criado em 2021 pelo Governo Bolsonaro para tentar reduzir o efeito do preço do gás de cozinha no orçamento das famílias de baixa renda.
Fonte: gazetabrasil