Governo lança aplicativo para bloquear celular roubado; saiba como usar


O governo federal lança nesta terça-feira (19.12) o aplicativo ” Celular Seguro”. O sistema tem como objetivo bloquear o telefone furtado assim que o usuário tiver acesso a outro aparelho celular. A nova plataforma foi desenvolvida pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, em parceria com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

De acordo com o governo, o aplicativo vai estar disponível para download nas plataformas Google Play e App Store. Para utilizar o “Celular Seguro”, o usuário precisará baixar o programa no seu celular, realizar um cadastro inicial e reportar o roubo do aparelho. Esse procedimento permitirá o bloqueio imediato do telefone assim que o usuário obtiver acesso a outro dispositivo móvel.

Além disso, é possível cadastrar uma pessoa de confiança para que ela possa bloquear por conta própria o celular do usuário furtado ou roubado. O intuito da ação é realizar o bloqueio de forma mais rápida e impedir que o ladrão tenha acesso aos dados da pessoa.

Furto e Roubo de Celulares no Brasil

Segundo dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, cerca de 1 milhão de celulares foram roubados ou furtados no Brasil em 2022. Desse total, aproximadamente 508 mil foram roubados e 490 mil furtados. Esses números representam um aumento de 16,6% em relação aos registrados em 2021.

Como usar o Aplicativo “Celular Seguro”

1- Instale o aplicativo “Celular Seguro” nas plataformas Google Play ou App Store;
2- Faça o login utilizando a conta gov.br (o usuário deve inserir o CPF e a senha);
3- Ao entrar no aplicativo, o usuário deve se ater aos termos de privacidade e concordar com os termos;
4- Na página inicial, o responsável por realizar o cadastro pode: indicar uma pessoa de confiança; registrar um número de telefone; ou registrar ocorrência.

VG NOTÍCIAS

Fonte: nortaomt

Anteriores Homem é preso por ameaçar matar esposa em Rondonópolis
Próxima Mercado de trabalho/Cepea: Número de pessoas atuando no agro atinge novo recorde no 3º trimestre