Governo federal impulsiona trilhas que valorizam turismo sustentável nas unidades de conservação


No último mês de junho, a capital fluminense foi eleita a melhor cidade do mundo para a realização de trilhas. O anúncio foi feito pela plataforma SportsShoes, que avaliou 180 destinos urbanos. O município liderou a lista com 334 trilhas registradas e alcançou a pontuação máxima de 100 pontos. No âmbito nacional, o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), junto ao Ministério do Turismo, tem impulsionado o desenvolvimento dessa agenda para valorizar o turismo sustentável nas unidades de conservação (UCs).

A articulação é promovida pela Rede Nacional de Trilhas de Longo Curso e Conectividade (RedeTrilhas), política pública de governança coordenada pelo MMA, em parceria com o Ministério do Turismo, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e o apoio de voluntários da sociedade civil.

A longo prazo, a iniciativa tem o objetivo de integrar as UCs com trilhas dentro de corredores vegetados para permitir o funcionamento de corredores ecológicos, utilizados, inclusive, pela fauna.  A política avança com base em três pilares: conservação ambiental, recreação em contato com a natureza e fortalecimento da economia local, demonstrando o potencial das trilhas como ferramenta multifuncional de desenvolvimento sustentável.

Um exemplo de atuação conjunta com a sociedade civil e o poder público é a Trilha Transcarioca, maior trilha urbana do Brasil, com mais de 180 km atravessando áreas protegidas no Rio de Janeiro. Iniciada por um movimento voluntário em 2013, a trilha foi institucionalizada em 2018 com a criação da Associação Trilha Transcarioca e hoje é referência em governança colaborativa, envolvendo adotantes, conselhos de mosaicos, voluntários e órgãos ambientais.

Para o diretor do Departamento de Áreas Protegidas da Secretaria de Biodiversidade do MMA, Pedro da Cunha e Menezes, o reconhecimento do Rio como destino de trilhas dialoga com o avanço da política pública brasileira. 

“Esse reconhecimento internacional evidencia os resultados concretos do trabalho articulado entre o Ministério do Meio Ambiente, o ICMBio, os voluntários e autoridades locais – como a Prefeitura e o Estado do Rio de Janeiro – na consolidação da Rede Brasileira de Trilhas. Estamos construindo uma marca nacional sólida, Trilhas do Brasil, e colocando o país no mapa mundial do uso das trilhas como ferramenta de conservação da biodiversidade, lazer em contato com a natureza e geração de emprego e renda”, avalia.

Além do Rio, outra cidade brasileira também foi destaque: São Paulo, que figura na 14ª colocação, com 141 trilhas mapeadas, sendo uma delas o primeiro trecho da Trilha Nacional Transmantiqueira. O resultado reforça o potencial do país como referência em turismo sustentável, em sintonia com a agenda climática e ambiental coordenada pelo MMA.

RedeTrilhas amplia alcance e fortalece governança

A RedeTrilhas também passa por um processo de revisão de sua governança com a participação de instituições públicas e privadas.

Atualmente, cerca de 200 trilhas estão sendo implementadas no país, somando mais de 41 mil quilômetros em todas as regiões e biomas. Somente na gestão do presidente Lula, 11 trilhas foram reconhecidas oficialmente pelo MMA e R$ 10 milhões investidos nessa ferramenta de conservação, que proporciona recreação de qualidade e, por meio do turismo sustentável, gera emprego e renda.

Em maio deste ano, o MMA lançou ainda a apostila “Conectividade em foco: paisagens, planejamento de corredores ecológicos e trilhas de longo curso”. A iniciativa compila conteúdos e discussões apresentados ao longo do Curso de Ecologia de Paisagens e Modelagem de Corredores Ecológicos, realizado em 2023, no âmbito do projeto Estratégia Nacional para a Conservação de Espécies Ameaçadas de Extinção – Pró-Espécies: Todos contra a extinção. Saiba mais aqui.

Assessoria Especial de Comunicação Social do MMA
imprensa@mma.gov.br
(61) 2028-1227/1051
Acesse o Flickr do MMA

Fonte: gov.br

Anteriores F1: “Estou muito feliz com o resultado,” diz Sainz após classificação em Miami
Próxima Mesmo sob 30 mil sanções, Rússia cresce, se fortalece e surpreende o mundo, diz assessor de Putin