O governo federal abre, na próxima segunda-feira (11/8), o prazo de inscrições para propostas de painéis para os Pavilhões Brasil na 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30). A apresentação de propostas é uma das maneiras de participação da sociedade no evento, que ocorre em Belém (PA) de 10 a 21 de novembro. As propostas poderão ser enviadas até as 23h59 do dia 30 de agosto.
Em 2025, o processo de seleção incluirá os Pavilhões Brasil nas zonas azuis e verdes, que serão coordenados pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) em conjunto com outros órgãos do governo federal.
Os pavilhões reunirão a comunidade brasileira e internacional para diálogos sobre o enfrentamento da emergência climática, os 30 objetivos estratégicos da Agenda de Ação, as Contribuições Nacionalmente Determinadas (NDCs, na sigla em inglês) e Plano Clima, além de abrigarem atos culturais e exposições relacionadas às temáticas da conferência.
Na Zona Azul, os debates se concentrarão nas discussões voltadas à implementação da NDC do Brasil no âmbito do Acordo de Paris, em um contexto de cooperação internacional.
Na Zona Verde, os debates terão como foco temas relevantes para a sociedade brasileira no contexto doméstico, como a implementação do Plano Clima, que será o guia das ações de enfrentamento à mudança do clima do Brasil até 2035.
Os eventos nos Pavilhões Brasil ocorrerão das 10h às 18h. Cada um deles terá duração máxima de 50 minutos.
Interessados devem indicar o eixo temático, a data provável de realização e as instituições envolvidas como debatedoras e moderadoras, buscando ampliar a pluralidade das discussões e diferentes visões sobre o tema mudança do clima.
Em função da alta demanda por espaço, este ano haverá um limite de no máximo uma proposta por instituição para cada Pavilhão (uma para o Pavilhão da Zona Azul e uma para o Pavilhão da Zona Verde).
Acesse aqui o guia com orientações gerais para elaboração e envio de propostas.
Assessoria Especial de Comunicação Social do MMA
imprensa@mma.gov.br
(61) 2028-1227/1051
Acesse o Flickr do MMA
Fonte: gov.br