Governo federal abre consulta pública sobre o Plano de Ação Nacional de Uma Só Saúde


O governo federal abriu, na última sexta-feira (18/7), a consulta pública sobre o Plano de Ação Nacional de Uma Só Saúde – versão estratégica. O documento estabelece diretrizes e ações integradas para prevenir e controlar ameaças à saúde humana, animal, vegetal e ambiental no Brasil. O Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) integra o comitê técnico interinstitucional da iniciativa, que será responsável por sistematizar e incorporar as contribuições recebidas à versão final do documento.

A consulta ficará disponível até 18 de agosto de 2025, na plataforma Participa + Brasil (https://imparcialnews.com.br/participamaisbrasil/plano-de-acao-nacional-de-uma-so-saude). O objetivo é ampliar o diálogo com a sociedade civil para assegurar que a abordagem “Uma Só Saúde”, também conhecida como “Saúde Única”, tradução do termo em inglês “One Health”, reflita a complexidade e a diversidade dos desafios sanitários, ambientais e sociais do país.

A atuação do MMA ocorre, especialmente, para fomentar a integração entre a saúde e meio ambiente, proteção da biodiversidade e enfrentamento às mudanças do clima. A participação reforçar ainda o compromisso da pasta com soluções integradas e sustentáveis para superar os desafios ambientais e sanitários do país, as partir da instituição de políticas públicas baseadas em ciência, cooperação e participação social. O acompanhamento é feito no âmbito da Secretaria Nacional de Biodiversidade, Florestas e Direitos Animais (SBio) e da Secretaria Nacional de Meio Ambiente Urbano e Qualidade Ambiental (SQA).

O plano é promovido pelo Ministério da Saúde, com o apoio do comitê técnico interinstitucional, que além do MMA, é composto por mais de 20 órgãos e entidades federais, entre eles estão o Ministério da Agricultura e Pecuária, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, o Ministério da Defesa, o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Ministério da Educação, e o Ministério das Relações Exteriores.

Plano de ação

O documento é estruturado com 18 diretrizes e 52 macroações, distribuídas em sete eixos voltados ao fortalecimento da implementação da abordagem do programa Uma Só Saúde; prevenção de pandemias; vigilância de zoonoses;

segurança alimentar; enfrentamento à Resistência aos Antimicrobianos; meio ambiente; e participação social.

A versão final subsidiará políticas públicas intersetoriais e federativas para promover saúde e bem-estar para pessoas, animais e ecossistemas, além de fortalecer a capacidade do Brasil de responder emergências sanitárias e ambientais. 

O processo de construção do plano já envolveu cerca de 70 instituições indicadas pelos membros do comitê, entre órgãos públicos, especialistas e representantes da sociedade civil, organizados em subgrupos de trabalho temáticos.

Assessoria Especial de Comunicação Social do MMA 

imprensa@mma.gov.br  

(61) 2028-1227/1051 

Acesse o Flickr do MMA 

Fonte: gov.br

Anteriores Fórmula 1: Piastri defende Doohan: “Ele pode se orgulhar de ter chegado à F1”
Próxima Bolsonaro torna a pedir anistia para reverter tarifa dos EUA; Lula promete enviar jabuticaba a Trump