Governo dividido eleva pressão do Reino Unido sobre Alemanha para liberar caças para Arábia Saudita


O governo da Alemanha está em desacordo sobre se deve ceder à pressão britânica e aprovar a produção de caças Eurofighter para a Arábia Saudita. Um terço dos componentes dos jatos vem da indústria alemã.
Existe um acordo firmado entre Riyadh e BAE Systems há cinco anos para que o fabricante de armas forneça 48 desses jatos, mas o mesmo foi suspenso devido à guerra no Iêmen, onde as forças árabes lideradas pela Arábia Saudita intervieram em 2015.
O chanceler Olaf Scholz e o ministro das Finanças, Christian Lindner, estão inclinados a permitir a exportação, mas membros do Partido Verde e partes Partido Social-Democrata da Alemanha (SPD) são fortemente contra a medida, de acordo com o relatório visto pela Reuters.
Garoto segura rifle durante ato do movimento houthi na capital do Iêmen, Sanaa, 30 de agosto de 2020 (foto de arquivo) - Sputnik Brasil, 1920, 09.02.2021

A Alemanha impôs uma suspensão radical das vendas de armas a Riad após o assassinato do jornalista saudita Jamal Khashoggi em 2018, adotando uma abordagem muito mais dura do que grandes aliados, como Estados Unidos, França e Reino Unido.
Um acordo governamental de março de 2018 entre a então chanceler Angela Merkel e o SPD proibiu a venda de armas a qualquer parte da guerra no Iêmen, exceto para certos itens previamente aprovados e aqueles que permanecerão no país comprador.

Fonte: sputniknewsbrasil

Anteriores Diretor da CIA ligou para Moscou após rebelião do Grupo Wagner para dar recado, diz mídia americana
Próxima Tony Blair diz que China é vital para conflito na Ucrânia e critica política europeia ao Sul Global