Governo deve acionar térmicas para socorrer Nordeste


Devido à seca prolongada no Nordeste, o governo federal estuda a possibilidade de acionar as termelétricas da região, de modo a evitar o risco de apagão em alguns municípios locais. A alternativa foi levantada, nessa terça-feira (3), pelo ministro da Integração Nacional, Waldez Goes, ao revelar que, ao menos, 55 cidades nordestinas já decretaram estado de emergência, e outras três também pretendem fazê-lo. Estimativa recente aponta que a estiagem já teria afetado em torno de 500 mil pessoas.

“Há necessidade, isso vai ser conversado com o ONS [Operador Nacional do Sistema Elétrico], de ter uma segurança maior reativando térmica na região, por precaução e segurança. Embora tenhamos a paralisação da usina de Santo Antonio, por falta d’água, não há problema no momento. A estocagem de diesel foi significativa”, comentou a respeito, o vice-presidente Geraldo Alckmin, ao conceder coletiva no Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC). Desde o último domingo (1º), a usina de Santo Antônio, localizada no rio Madeira (RO) está desligada, em decorrência da seca.

Em comunicado oficial, publicado na última segunda-feira (2), a ONS esclarece que “atualmente, como o rio Madeira apresenta recorde de baixa vazão, em que o desligamento visa preservar a integridade das unidades geradoras da hidrelétrica, por isso a operação foi temporariamente interrompida”.

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, por sua vez, admitiu que a pasta, em 8 de junho, já havia recebido um informe da ANA (Agência Nacional de Águas), dando conta da necessidade de o governo ‘se prevenir’, em razão da situação climática no Norte. Logo em seguida, em julho e agosto, o Executivo determinou a formação de estoques de óleo diesel, combustível empregado no funcionamento das térmicas. “Nos dá um certo conforto, pelo menos para os próximos 30 dias, de que esses sistemas isolados estarão com suprimento garantido ao povo brasileiro”, argumentou o ministro.

Para tomar melhor conhecimento dos estragos provocados pela seca e das demandas dos municípios, uma comitiva de ministro chegou, nesta quarta (4) a Manaus (AM). Em que pese a calamidade nordestina, não está descartada a possibilidade de falta de energia em duas capitais da região Norte, Boa Vista (Roraima) e Rio Branco (Acre).

Fonte: capitalist

Anteriores Irã inicia desenvolvimento de foguete lançador para colocar satélites no espaço (FOTO)
Próxima Lançamento do Pix Automático é adiado para outubro de 2024