Governo britânico teme risco à segurança nacional por uso policial de drones chineses, diz jornal


Segundo a mídia, mais de dois terços dos drones operados por forças policiais no Reino Unido são produzidos pela empresa chinesa DJI, uma das maiores do mundo no segmento.
A companhia está listada pelo governo dos Estados Unidos como um risco à segurança nacional. Segundo Washington, a empresa teria supostos laços com as forças armadas chinesas.
O jornal diz que pelo menos 230 dos 337 drones usados por 37 serviços policiais são modelos da DJI.
O drone kamikaze Atobá promete ser o maior já produzido na América Latina, e deverá contar com munições vagantes, informa o jornal - Sputnik Brasil, 1920, 08.02.2023

A secretária do Interior, Suella Braverman, já teria pedindo à polícia que “garanta que o uso da tecnologia chinesa não os deixe vulnerável a interferências por Pequim”, relata a publicação.
Fraser Sampson, comissário de vigilância nomeado pelo Ministério do Interior, solicitou uma força-tarefa chefiada pelo ministro da Segurança, Tom Tugendhat, com objetivo de rever contratos por preocupações de que os drones “possam representar um risco à segurança”.

“Os funcionários do governo estão preocupados com aplicativos que gerenciam drones DJI e processam as informações recebidas. Eles estão preocupados com o fato de os aplicativos poderem ser usados para baixar dados confidenciais de telefones de operadores ou outros dispositivos”, afirmou o jornal.

A medida ocorre em meio a uma crescente disputa diplomática entre os EUA e a China, após Washington acusar Pequim de enviar balões de espionagem sobre seu espaço aéreo.
O país abateu quatro balões em pouco mais de uma semana.
Missão da Starlink, da SpaceX - Sputnik Brasil, 1920, 09.02.2023

Fonte: sputniknewsbrasil

Anteriores Cuiabá empata com o Fluminense pelo Brasileirão sub-20
Próxima Menos celular, mais saúde: descubra como 15 min fazem a diferença!