(Reuters) – Autoridades do governo Biden não finalizarão as tão aguardadas diretrizes sobre novos créditos fiscais para produção de combustível limpo destinados às indústrias de companhias aéreas e biocombustíveis antes de partirem em janeiro, disseram três fontes à Reuters, lançando dúvidas sobre o futuro de uma peça-chave da agenda climática do presidente dos EUA .
O crédito tributário, o motor por trás do ambicioso plano do presidente Joe Biden de gerar 3 bilhões de galões em produção de combustíveis sustentáveis para aviação até 2030, deveria entrar em vigor em 1º de janeiro, mas a falta de orientação detalhada do Tesouro dos EUA tornaria o programa inativo. As viagens aéreas contribuem com cerca de 2,5% das emissões globais de gases de efeito estufa, tornando-se um grande alvo na luta contra as mudanças climáticas.
O Departamento do Tesouro reiterou na terça-feira seus compromissos anteriores, dizendo que a agência prevê emitir orientações antes de 20 de janeiro que permitirão que os produtores acessem o crédito em 2025.
As empresas de biocombustíveis e seus apoiadores legislativos esperavam ter um programa finalizado antes que Biden deixasse a Casa Branca em 20 de janeiro. Eles disseram acreditar que um programa completo forneceria alguma proteção contra a promessa do presidente eleito Donald Trump de revogar a Lei de Redução da Inflação de 2022 de Biden, que lançou o programa.
Os produtores de etanol, em particular, esperam que os combustíveis de aviação sustentáveis proporcionem crescimento de mercado , em meio à demanda estagnada pelo combustível à base de milho como aditivo à gasolina.
O senador americano Chuck Grassley disse que atrasar a orientação seria prejudicial para a indústria de biocombustíveis e prometeu uma abordagem diferente para a política do Cinturão Agrícola quando os republicanos assumirem o poder no ano que vem.
“A agenda climática do governo Biden priorizou projetos de estimação para as elites costeiras e deixou a
América central para trás em todos os momentos. Isso terminará quando os republicanos assumirem o poder no ano que vem”, disse Grassley na plataforma X.
A indústria de biocombustíveis agora está pressionando os legisladores para estender os créditos fiscais existentes para misturadores que iriam expirar no final do ano para lidar com a incerteza, de acordo com diversas entrevistas com executivos da indústria.
A Casa Branca, que está supervisionando um amplo esforço para finalizar uma lista de regras climáticas inacabadas , não respondeu aos pedidos de comentários.
O atraso no estabelecimento de diretrizes para combustíveis de aviação sustentáveis se deve a debates políticos entre lobistas agrícolas e ambientalistas sobre como garantir que o programa possa atingir suas metas climáticas, informou anteriormente a Reuters .
Espera-se que o Departamento de Agricultura emita orientações sobre quais técnicas agrícolas se qualificam para o crédito, mas outros itens importantes, como uma análise do ciclo de vida, que são necessários para determinar o valor do crédito, permanecerão inacabados, disseram as fontes.
Reportagem de Jarrett Renshaw; Edição de Deepa Babington e Lisa Shumaker
Fonte: noticiasagricolas