Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]WhatsApp: [link do WhatsApp]
Uma operação conjunta do Ministério Público do Rio de Janeiro e da Polícia Civil deflagrada na manhã desta terça-feira (13) desarticulou uma quadrilha suspeita de desviar mais de R$ 64 milhões de recursos públicos do programa social “Mumbuca”, em Maricá.
A Operação Escambo cumpriu oito mandados de busca e apreensão em São Gonçalo, Niterói, Maricá e Tanguá. Os alvos da ação são comerciantes e pessoas diretamente envolvidas no esquema criminoso.
De acordo com as investigações, a quadrilha criava contas bancárias fraudulentas no Banco Mumbuca, muitas vezes sem o conhecimento dos beneficiários. Em seguida, os criminosos entravam em contato com comerciantes locais, oferecendo 10% do valor creditado em suas contas para que realizassem a conversão da moeda social em reais. O dinheiro era então transferido para contas bancárias dos fraudadores.
Os suspeitos podem responder pelos crimes de organização criminosa, peculato e lavagem de dinheiro. A operação foi autorizada pela 3ª Vara Especializada em Organização Criminosa.
Em nota, a Prefeitura de Maricá informou: “A Prefeitura e o banco colaboram com as investigações desde o início, estão indignados com esse golpe, e esperam a devida punição da Justiça aos participantes que atuam contra a população da cidade”. O programa “Mumbuca” beneficia mais de 90 mil pessoas.
Fonte: gazetabrasil