Golpe do IPVA: como evitar fraudes na hora de pagar o imposto


Pagar o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) todo ano faz parte da vida dos motoristas brasileiros — a isenção do imposto por tempo de fabricação do veículo depende do estado. Nessa época, é muito comum aparecem alguns golpes prometendo descontos no IPVA com benefícios que não existem. Por isso, Autoesporte dá algumas dicas para evitar que você caia em fraudes.

O primeiro passo para não cair em golpes é se informar sobre o IPVA somente pelos sites oficiais dos respectivos estados: Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e Secretaria da Fazenda (Sefaz). Evite acessar qualquer página suspeita com URLs que tenham diferentes variações de palavras como: ipva, detran e fazenda, principalmente.

Na hora do pagamento, acesse o site da Sefaz do seu estado para conferir a lista das redes bancárias credenciadas. Também é possível pagar o imposto em casas lotéricas e com cartão de crédito nas empresas credenciadas à Secretaria da Fazenda e Planejamento.

As operadoras financeiras conveniadas têm autonomia para definir o número de parcelas e adequar a melhor negociação com o contribuinte. Isso pode variar de acordo com estado, porém, vale o reforço novamente: se informe apenas por meio dos canais oficiais e desconsidere outros sites, links patrocinados em redes sociais, grupos de WhatsApp ou similares que falem sobre o assunto.

Pagar via Pix também é uma alternativa, dependendo da unidade federativa. Em São Paulo, por exemplo, este tipo de pagamento está liberado. É necessário acessar a página do IPVA no portal da Sefaz-SP, informar os dados do veículo e gerar um QR code, que servirá para o pagamento. O QR code Pix tem validade de 15 minutos e depois expira. Não tendo sido pago, será necessário emitir um novo QR code (sempre pelo site da Sefaz-SP).

Ao ler o QR code com o aplicativo de banco ou instituição de pagamento, aparecerá a informação de que o pagamento é destinado à “Secretaria da Fazenda e Planejamento”, sob o CNPJ 46.377.222/0003-90 em conta do Banco do Brasil.

O golpe mais comum é a promessa de um desconto atrativo que não existe. A Kaspersky Lab, empresa de tecnológica especializada em segurança de Internet, alerta sobre um golpe que atingiu muitas pessoas em 2024: promessa de 50% de desconto no IPVA.

Os criminosos enviam e-mails falsos que prometem desconto de 50% no IPVA via Pix e direcionam a vítima a um site falso, criado para a aplicação do golpe. Esses e-mails são bem escritos, sem erros ortográficos aparentes, com uma suposta oportunidade de emissão de guia de pagamento do IPVA, com um desconto de 50% disponível e um botão de consulta, que direciona para um site falso.

Ao acessar o site falso, as pessoas se tornam vítimas de um ataque chamado de “man-in-the-middle“, onde os criminosos interceptam as informações inseridas, incluindo dados pessoais e detalhes do veículo. O site fraudulento realiza uma consulta ao site legítimo do órgão de trânsito, obtendo assim o valor real do suposto IPVA devido pelo usuário, transmitindo maior veracidade ao golpe.

Com a promessa de um desconto de 50% no IPVA, o dono do veículo é levado a uma página em que pode gerar o código de pagamento das faturas, com a opção de pagamento válida apenas via Pix por QR code. Ao efetuar o pagamento, os fundos são transferidos para uma conta, em um banco digital, controlada pelos criminosos.

A Secretaria da Fazenda e Planejamento do Estado de São Paulo já detectou, somente em 2024, a existência de ao menos três sites fraudulentos tentando simular identidade visual da Sefaz-SP e induzir o proprietário ao erro. Portanto, fique atento às dicas acima para não cair em nenhum golpe.

Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.

Fonte: direitonews

Anteriores Promotor de Justiça é acusado por duas mulheres de importunação s3xu4l e agr3ssã0
Próxima Dia D do mutirão beneficiou o Jardim do Sol, João de Barro e jardim HD