Gol sai do site da Volkswagen e morre oficialmente no Brasil


Já noticiamos meses atrás que o Volkswagen Gol havia saído de linha no Brasil. Agora o hatch desaparece do site da marca alemã, encerrando oficialmente sua trajetória de 42 anos. Vale lembrar que o Gol é o carro mais vendido da história do país, superando a marca de 8,5 milhões de unidades emplacadas desde 1980.

Até então, o Gol aparecia como um dos modelos novos da Volkswagen, inclusive como opção no configurador. Porém, a partir de agora, o carro de entrada no site é o Polo Track.

Ainda que a produção do Gol tenha sido encerrada no final de 2022, as concessionárias ainda comercializam os últimos exemplares. Como os estoques devem estar no fim, a Volkswagen retirou o modelo de sua página oficial.

Os números de emplacamentos da Fenabrave, a associação das concessionárias comprovam o fato. Em janeiro, foram vendidas pouco mais de 3,3 mil unidades. Esse índice foi caindo, como mostra o gráfico abaixo:

Quando anunciou que iria encerrar a produção do Gol, a Volkswagen lançou uma série especial de despedida. Limitada a 1.000 unidades, das quais 650 foram vendidas no Brasil, o Gol Last Edition foi o mais caro da história, vendido a R$ 95.990.

Porém, pouco tempo depois do lançamento, sites de classificados já anunciavam o Gol Last Edition por R$ 160 mil. Em uma ação muito mais nobre, o hatch também virou trave na Vila Belmiro, estádio do Santos.

Se não está mais disponível como carro novo, o Gol reina absoluto entre os usados. Em 2022, foram mais de 700 mil unidades, quase a soma do segundo e terceiro colocados, respectivamente, Fiat Uno e Palio.

Em 2023, a dinastia segue inalterada. Só em abril, foram 53.590 unidades, 8,3% do total de automóveis usados vendidos no mês.

Quer comprar um Gol usado? Veja dicas de várias gerações do modelo:

Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.

Fonte: direitonews

Anteriores CNM protocola alerta junto ao STF sobre inconsistências da Portaria que trata do piso da enfermagem
Próxima Projeto da LDO de 2024 muda requisitos para a apresentação de emendas parlamentares