Gleisi cobra “ações concretas” do governo Lula para ajudar Cuba 


A presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann (PR), cobrou nesta quarta-feira (23) “ações concretas” do governo Lula para ajudar Cuba em meio aos estragos causados pelo furacão Oscar.

“Cuba precisa urgentemente de solidariedade ativa, em meio a uma grave crise de energia e a passagem de um furacão devastador”, disse a deputada federal no X.

Ela destacou que o país sofre há 60 anos um “bloqueio econômico cruel” imposto pelos Estados Unidos. Em setembro de 2023, o presidente Lula (PT) afirmou que Cuba é “vítima de um embargo econômico ilegal”.

“Mesmo sofrendo seis décadas com um bloqueio econômico cruel, imposto pelos EUA, o povo cubano sempre deu a mão a quem precisa, inclusive a nós, no Brasil. É hora de retribuir com doações de alimentos, roupas, dinheiro, o que for possível”, disse.

A diplomacia brasileira tem histórico de oposição a embargos econômicos, entretanto, em 2019, o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), votou a favor do embargo econômico, comercial e financeiro a Cuba durante a Assembleia Geral da ONU.

Apesar da aliança entre Lula e o ditador cubano, Miguel Díaz-Canel, a presidente do PT cobrou ações mais contundentes do governo federal para apoiar Cuba. “E nosso governo também precisa entrar nessa corrente, com ações concretas”, escreveu ela”, acrescentou Gleisi.

Lula e Díaz-Canel se reuniram em pelo menos três ocasiões no ano passado: durante a cúpula da Celac, em Buenos Aires, em janeiro; em Paris, em junho; e após a Cúpula de Chefes de Estado e Governo do G77 + China, realizada em Havana, em setembro.

Campanha do PT para Cuba

Na publicação, a deputada também fez um apelo aos seguidores para que participem de uma campanha do PT que está arrecadando alimentos, roupas e outros itens. Em nota, o partido afirmou que a ação, chamada “Ajude Cuba a se reerguer”, busca auxiliar um país que sempre “estendeu sua solidariedade ao mundo”.

“Além de coletar roupas, pilhas, itens de higiene e alimentos em postos estabelecidos no Rio de Janeiro, em Porto Alegre, em Niterói, em Vitória e em Maricá, a campanha também é para doações em dinheiro”, disse o PT. Os valores arrecadados serão passados diretamente para a Câmara Empresarial Brasil-Cuba.

Estragos causados pelo furacão Oscar em Cuba

Oscar, que atingiu o solo como um furacão de categoria 1 (do total de 5) na escala Saffir-Simpson e foi rebaixado para tempestade tropical pouco depois, causou graves danos em Cuba devido às fortes chuvas e à baixa velocidade de deslocamento.

Até o momento, foram registradas pelo menos sete mortes, milhares de pessoas tiveram que sair de casa, mais de mil casas estão danificadas. Houve danos à infraestrutura do Estado – incluindo comunicações e eletricidade – e ao setor agrícola que ainda não foram avaliados. (Com Agência EFE)

Fonte: gazetadopovo

Anteriores Polícia Civil cumpre 4 mandados contra traficante em São José do Rio Claro
Próxima MT Hemocentro realizará coleta de sangue neste sábado (26)