Da Redação
Pela segunda vez, a deputada Gisela Simona – líder da bancada feminina do União Brasil, na Câmara Federal, e presidente da legenda em Cuiabá, capital mato-grossense -, foi indicada ao Prêmio Congresso em Foco, que irá eleger os deputados e senadores que mais se destacaram no exercício do mandato.
A premiação escolhida por votação popular, começou no último 23 de junho e seguirá até 20 de julho. Na sua 18ª edição, a disputa é considerada a principal premiação da política brasileira e, à exemplo dos anos anteriores, o evento contará com auditoria e ferramentas de segurança para garantir a integridade do processo. Além do público, jornalistas especializados e um júri técnico também participam da escolha dos premiados.
Há dois anos na Câmara Federal, celebrado no dia 7 de junho, ao assumir cadeira de Fábio Garcia que aceitou o desafio de comandar a Casa Civil no governo de Mauro Mendes(ambos do UB), Gisela Simona não esconde a alegria, sobretudo, a honra, de estar entre aqueles que serão escolhidos por votação popular, à um reconhecimento do trabalho realizado no Parlamento, pela integridade do mandato e compromisso com a população.
“É uma honra participar pelo segundo ano consecutivo dessa premiação do Congresso em Foco. Uma indicação que avalia a trajetória de cada parlamentar, sua atuação e respostas que cada um oferece não só ao seu eleitorado, mas ao Estado que representa. Ou seja, uma avaliação no Congresso, por meio dos projetos de lei apresentados em plenário ou nas comissões. Agora, obviamente, é preciso lembrar que a participação popular fará a diferença, pois teremos aí os dez deputados e os cinco senadores mais bem votados do Brasil. Estes serão os escolhidos pela premiação neste ano de 2025. Claro, ainda teremos um júri técnico responsável pela avaliação em categorias temáticas e outro colegiado, composto por jornalistas especializados na cobertura do Congresso”.
Para Gisela, porém, estar na disputa já é um prêmio, pois referencia o trabalha que vem realizando em favor da defesa da mulher, da mulher negra, do consumidor, do servidor público, enfim, a indicação por si só já é de grande relevância pois aprova os trabalhos que tem realizado na Câmara Federal.
“A indicação para o prêmio Congresso em Foco é uma grande honra, pois é, indubitavelmente, considerada a mais importante da política brasileira, quando são escolhidos parlamentares que melhor representam a população. Desta forma, é muito importante a participação da população mato-grossense, pois reconhece os trabalhos que temos prestados no Congresso Nacional”.
Categorias da premiação
Este ano o prêmio contempla diferentes categorias. Na votação popular serão reconhecidos os dez deputados e cinco senadores mais votados. Também serão escolhidos os destaques de cada região do país: cinco deputados e três senadores para cada uma das cinco regiões (Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul).
E além da escolha do público, haverá um júri técnico responsável pela avaliação em categorias temáticas como Direitos Humanos e Cidadania; Inovação e Tecnologia; Agricultura e Desenvolvimento Rural; Desenvolvimento Sustentável e Clima; Regulação e Acesso à Saúde; Diplomacia Cidadã; Incentivo à Cultura; Apoio ao Comércio, Indústria e Serviços; e Acesso à Justiça. Também caberá ao júri indicar os três nomes da categoria Parlamentar Revelação, voltada a quem está no primeiro mandato.
Outro colegiado, composto por jornalistas especializados na cobertura do Congresso, elegerá os três melhores deputados e os três melhores senadores do ano.
Cerimônia e premiação
A cerimônia de entrega dos troféus acontecerá no dia 20 de agosto, em Brasília, no Teatro Nacional Claudio Santoro. A solenidade será transmitida ao vivo pelos canais oficiais do Congresso em Foco. Todos os premiados receberão troféu, certificado de reconhecimento e selo digital de destaque parlamentar.
A premiação tem como missão reconhecer parlamentares que se destacam pelo compromisso com o interesse público. Desde sua criação, em 2006, o Prêmio vem contribuindo para aproximar os cidadãos da política e valorizar o papel institucional do Legislativo.
Fonte: abroncapopular