Mais de 500 pessoas participam do Seminário de Formação Técnica sobre Gestão da Saúde nos Municípios de Mato Grosso, que teve início nesta segunda-feira (15), no Tribunal de Contas de Mato Grosso. Serão cinco dias de capacitação de gestores e profissionais da saúde com foco na gestão financeira e prestação de contas dos recursos públicos no segmento.
O evento é realizado pela Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM) e o Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT), com a parceria da Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT), Escola de Saúde Pública de Mato Grosso (ESP-MT) e o Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems).
O presidente da AMM, Leonardo Bortolin, destacou a importância de mais uma parceria com o TCE-MT considerando a gestão em saúde ainda ser um desafio para os municípios. “Acredito que esse talvez seja o seminário mais completo e amplo, gratuito, da história dessas duas instituições. É uma semana de imersão de conhecimentos técnicos para poder promover um grande evento que vai impactar diretamente na prestação de contas dos recursos recebidos. Essa semana vai ficar marcada como uma semana de imersão à saúde pública”, assinalou.
Representando o Tribunal de Contas do Estado, o conselheiro Guilherme Maluf enfatizou a capacitação ser necessária para eficiência no gasto dos recursos públicos. “Há um grande número de pessoas e muitas delas não estão capacitadas. O Tribunal de Contas vem fomentar a capacitação para que possam gastar bem o dinheiro, ter uma entrega melhor à sociedade e trazer eficiência em gastar o recurso público”, destacou.
O conselheiro também conduziu a palestra de abertura que teve como tema a importância e funcionamento das Comissões de Saúde. Entre os temas a serem abordados durante o seminário estão os seguintes: Gestão e Fiscalização de Contratos Administrativos, Políticas da Atenção Primária, Políticas da Atenção Especializada, Painel de Sistemas de informação em Saúde, Ferramentas para Tomada de Decisão, Orientações Técnicas da AMM para Alcance do Índice Municipal de Qualidade da Saúde para o IPM/ICMS e Processo Licitatório na Saúde.
Uma das principais dúvidas dos gestores municipais é com relação ao último ano de mandato, como ressaltou o presidente do Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems), Flávio Mendonça dos Santos. “Nós temos hoje nos municípios ainda muitas dúvidas na forma de conduzir esses processos e também a prestação de contas. A nossa expectativa é que a gente consiga elucidar a maioria das dúvidas e também melhorar e fortalecer o processo de trabalho nas demais condições da saúde, tanto o administrativo e, por consequência, na assistência prestada à população”, pontuou.
A iniciativa é direcionada a prefeitos, secretários e equipes da área da saúde, gestores de sistemas do SUS, de unidades conveniadas ou com cooperação técnica com o poder público municipal, Consórcios Intermunicipais de Saúde de Mato Grosso, entre outros.
Comunicação Social AMM
Responsável técnico: Hernandes Cruz / Jornalista MTB nº 2451/MT / Relações Públicas – Conrerp 6ª região nº 1782
Telefone: (65) 2123-1200 / (65) 65 9651-3855
E-mail: imprensa.amm.mt@gmail.com
Redes Sociais: instagram: amm.mt / Facebook: amm.matogrosso
Endereço: Av. Historiador Rubens de Mendonça, 3920 Cuiabá – Mato Grosso – CEP 78049-938
Fonte: amm