Geely usa tanque de guerra para testar bateria de SUV que virá ao Brasil


A chinesa Geely resolveu elevar à máxima potência o conceito de resistência e usou nada menos que um tanque de guerra para provar ao mundo a segurança de suas baterias. Foi o caso da célula Aegis Gold Brick, usada pelo SUV elétrico EX5 — modelo recentemente confirmado para o Brasil. No teste, a bateria foi esmagada por um blindado ZTZ-59D de 36 toneladas e surpreendeu ao suportar tamanha pressão sem explodir ou sofrer qualquer tipo de fuga térmica.

No experimento, as esteiras do tanque esmagaram a bateria por diversas vezes e, mesmo assim, o componente manteve sua integridade estrutural sem inchaços, vazamentos ou incêndios. Na prática, a pressão aplicada superou em até 1,8 vez os requisitos das novas normas chinesas de segurança para baterias, que entram em vigor apenas em julho de 2026. A Geely, portanto, está desde já enquadrada nas diretrizes da nova legislação.

Atualmente, os padrões chineses exigem 24 testes de segurança para baterias de veículos elétricos. A Geely foi além e submeteu a Aegis Golden Brick a 36 cenários diferentes. A empresa disse ainda que pretende abrir seu portfólio de patentes de segurança de baterias para outras marcas.

A bateria Aegis Gold Brick do EX5 possui quatro seções transversais de absorção de energia e uma placa inferior em estrutura “sanduíche” de 2,6 mm de espessura. A configuração usada inclui ainda separação líquido-elétrica, isolamento elétrico e dissipação de calor para aumentar a segurança com múltiplas medidas de proteção.

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Além disso, a Geely afirma que a bateria foi desenvolvida com material flexível e de alta qualidade para manter a máxima resistência possível. O revestimento externo, por exemplo, é de óxido de alumínio — material resistente ao calor e usado tanto para evitar a ruptura da célula quanto para conter a perda de calor em caso de perfuração.

Os modelos da linha Galaxy da Geely, da qual o EX5 faz parte, já somam quase 1 milhão de unidades vendidas em todo o mundo e, até agora, não registraram nenhum caso de incêndio espontâneo (diferencial importante dentro do mercado de carros elétricos).

Também chamado de Galaxy E5, o EX5 foi confirmado para o Brasil em abril e será o primeiro veículo vendido pela marca por aqui. Considerado de porte médio, o SUV mede 4,62 metros de comprimento, 1,90 m de largura, 1,67 m de altura e 2,75 m de entre-eixos. A título de comparação, são 8 cm de comprimento a menos que um BYD Song Plus.

O EX5 foi apresentado com motor elétrico de 218 cv de potência e 32,6 kgfm de torque. A única bateria disponível terá 60,2 kWh de capacidade, o que pode render até 530 km no ciclo chinês, mais otimista que o Inmetro. No pacote de equipamentos, espere teto solar panorâmico, pacote ADAS completo e faróis de LED. Outras especificações ainda não foram divulgadas.

A comercialização do SUV no Brasil será tocada em parceria com a Renault, que já é sócia da Geely em outros mercados, como a Coreia do Sul. Aqui, o acordo firmado prevê a produção de veículos híbridos e elétricos chineses na fábrica de São José dos Pinhais (PR). Antes disso, porém, o ex5 será importado da China e vai entrar no Brasil pelo Porto de Paranaguá, também no Paraná.

A venda também ficará a cargo da marca francesa, mas os pontos de venda terão separação física, como acontece, por exemplo, com as marcas da Stellantis que compartilham parte da rede.

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Fonte: direitonews

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