O Geely EX5 foi o primeiro lançamento da marca chinesa em seu retorno ao Brasil. O SUV elétrico vem importado da China em duas versões, com preços a partir de R$ 195.800. E um fato curioso é que, no país asiático, um protótipo do modelo está sendo testado com uma nova tecnologia de direção independente, possibilitando esterçar as quatro rodas em um ângulo de absurdos 90 graus. Ou seja, o SUV consegue girar em torno do próprio eixo.
A função é conhecida como “crab walk”, o que na tradução literal significa “andar de caranguejo”. Com ela, o veículo pode se tornar um verdadeiro inimigo da baliza. Afinal, pode estacionar em vagas mais apertadas sem precisar manobrar inúmeras vezes e também permite que o condutor possa dirigir em todas as direções.
A tecnologia é similar com a do Huawei Maextro S800, sedã de luxo elétrico que consegue andar de lado. Mas, ao contrário do Geely, o modelo esterça as rodas em até 16 graus, o que já muito. Vale também mencionar que o sistema funciona de forma diferente em relação ao do BYD U9, que também pode girar no próprio eixo. Nesse caso, o esportivo usa uma vetorização de torque que permite girar individualmente cada roda em velocidades diferentes, o que, consequentemente, gasta muito mais os pneus.
De acordo com a fabricante chinesa, para conseguir realizar essa função, o SUV recebeu motores elétricos integrados diretamente às rodas dianteiras e traseiras. Portanto, também tracionam o carro de forma independente. Importante reforçar que a nova tecnologia ainda está em fase de testes em um protótipo do modelo. Tanto que, para acomodar o sistema, as rodas do eixo traseiro tiveram seus aros aumentados, o que pode influenciar no espaço interno do SUV.
Futuramente, segundo a Geely, a ideia é que o motorista consiga conduzir e escolher o ângulo das rodas por meio do smartphone. Ao site Car News China, representantes da marca afirmaram que o novo modo de direção garante estabilidade em estradas com condições adversas, como piso molhado, por exemplo. No entanto, até o momento, não divulgaram quando o sistema será implementado em modelos de produção.
O Geely EX5 brasileiro é equipado com o mesmo conjunto mecânico do modelo vendido na China. Dessa forma, traz um motor elétrico síncrono de ímã permanente com 218 cv de potência e 32,6 kgfm de torque. Autoesporte, inclusive, já testou o crossover.
A bateria é sempre de 60,2 kWh. De acordo com a Geely, o modelo se beneficia do sistema DC de até 100 kW e promete carregar 30% a 80% em apenas 20 minutos. Já em carga lenta AC, o modelo leva 6,1 horas para ir de 10% a 100%. A autonomia muda de acordo com a configuração, isso porque existe uma diferença de peso de aproximadamente 50 kg de uma para outra. Na versão de entrada é de 413 km, enquanto na mais cara é de 349 km.
Considerado de porte médio, o EX5 (também chamado de Galaxy E5 em alguns mercados) mede 4,62 metros de comprimento, 1,90 m de largura, 1,67 m de altura e 2,75 m de entre-eixos. O porta-malas acomoda 461 litros com o banco traseiro em posição convencional e 1.877 litros com o encosto rebatido. Já o peso em ordem de marcha varia entre 1.715 kg e 1.765 kg. A suspensão é do tipo McPherson na dianteira e Multilink na traseira.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Fonte: direitonews






