Com a chegada de tantos carros chineses no Brasil, é preciso se destacar para conseguir alcançar o grande objetivo das fabricantes que é: vender bastante. O GAC Aion V está indo no caminho certo. O SUV elétrico tem itens que encontramos em carros de luxo, como nos Rolls-Royce, por exemplo, mas com preço de Jeep Compass. Afinal, sua versão única, chamada de Elite, custa R$ 219.990.
O Aion V está à venda no Brasil desde o final de maio desse ano. Ou seja, há pouco mais de quatro meses. Mas o curioso é que, em pouco tempo, já é o 11º carro elétrico mais vendido do país, ficando à frente de nomes bem mais conhecidos, como o do Chevrolet Equinox EV.
Mas será mesmo que vale a compra? Autoesporte mostra agora 5 razões para comprar e 5 motivos para pensar bem antes de entrar em uma concessionária da chinesa GAC para te ajudar na decisão.
Um dos pontos que mais chama a atenção no GAC Aion V é o espaço interno. Afinal, são impressionantes 2,78 metros de entre-eixos. É uma medida maior do que o de um Toyota SW4, por exemplo, que leva sete passageiros.
Na prática, até mesmo pessoas bem altas, com mais de 1,90 m de altura, conseguem se acomodar na segunda fileira com conforto. E ainda tem espaço de sobra para a cabeça. Eu, com 1,66 m de altura, e com o banco do motorista ajustado para mim, consigo até esticar as pernas. Além disso, quem vai no meio também fica bem posicionado porque o assoalho é totalmente plano.
O que também surpreende é a dirigibilidade. Isso porque a suspensão, ainda que tenha uma arquitetura menos refinada na traseira, por eixo de torção, é ajustada na medida certa. A direção também passa firmeza e, consequentemente, segurança para o motorista. Portanto, há bastante conforto, o que não é tão fácil de encontrar nos carros chineses. E olha que o Aion V nem chegou a ser adaptado para o asfalto brasileiro.
Só que o que rouba cena no GAC Aion V são os equipamentos diferentes que nos lembram os carros da Rolls-Royce. Para começo de conversa, o SUV tem uma geladeirinha, ou então um mini forno, que fica posicionado no console central. O compartimento pode ser refrigerado ou aquecido em temperaturas que vão de -15ºC até 50ºC. E dá para deixar o “eletrodoméstico” funcionando por até 24h, mesmo depois de sair do carro, desde que a carga da bateria esteja com mais de 10%.
Claro que a Autoesporte testou o item. Colocamos uma garrafa de água de 500 ml, que não estava gelada, por três horas em uma temperatura de -15º. Foi o suficiente para que quase todo o líquido ficasse congelado. Totalmente aprovado.
Mas não é só isso. Na central multimídia, há uma opção para que uma cama de casal seja montada. Depois de pressionar o “botão”, os assentos dianteiros começam a reclinar e surge um pedido para que os encostos de cabeça sejam retirados. Em seguida, os bancos se unem com os traseiros para criar um espaço inteiro. Para completar, a segunda fileira também reclina para virar uma espécie de poltrona.
Quem tem filhos e precisa colocar a cadeirinha no banco traseiro, ou até quem tem alguma dificuldade de acessibilidade, também vai aprovar o Aion V. O SUV tem uma abertura das portas em um ângulo que chega próximo dos 90º. Isso significa que há espaço de sobra para entrar e sair do carro. E essa funcionalidade não é fácil de ser encontrada no mercado.
Por fim, o acabamento do GAC Aion V é bem interessante. Os bancos são revestidos de couro e são extremamente confortáveis. Ainda vemos o mesmo material e luzes até nas portas traseiras, que costumam ser esquecidas. A cabine também segue o padrão chinês e, por isso, não é montada com quase nada de plástico. O painel inteiro tem materiais macios ao toque. E há até uma iluminação ambiente diferentona no painel com diversas opções de cores.
O GAC Aion V é equipado com um motor elétrico que entrega 204 cv de potência e 24,5 kgfm de torque. Com esse conjunto, acelera de 0 a 100 km/h em 7,9 segundos, de acordo com a marca. E é aí que começam os pontos negativos do SUV. Afinal, o desempenho não empolga. O que dá para entender é que o carro foi feito realmente para comportar famílias com conforto e não para entregar uma aceleração de esportivo. De qualquer forma, é exatamente o que pede a categoria.
O Aion V, assim como a maioria dos carros chineses, tem uma multimídia gigante. Nesse caso, são 14,6 polegadas. O problema é que todas as funções são feitas pela tela. Isso porque não há um botão físico no painel. Ou seja, para ajustar a posição dos retrovisores, regular o ar-condicionado ou ligar os faróis, é necessário usar a multimídia. Imagina se, por algum motivo, o sistema trava? O carro praticamente para de funcionar.
Pelo menos a resolução da tela é muito boa e o sistema tem uma funcionalidade rápida. Além disso, a conexão sem fio com Apple CarPlay e Android Auto é feita com facilidade. Os mapas do Google Maps ou Waze também não ficam travando, o que é ótimo.
O Aion V também deixa a desejar no quesito porta-malas. Ainda que ofereça abertura e fechamento elétricos, são apenas 427 litros de capacidade. Então podemos dizer que trata-se de um compartimento de SUV compacto, e não de médio. Afinal, o Compass, por exemplo, oferece 476 litros. Para compensar, há uma tomada 12V, iluminação e ganchinhos para pendurar sacolas, o que facilita muito no dia a dia. Só faz falta aquele tampão para esconder as bagagens.
Outro problema do novato chinês é a haste da seta. Isso porque a alavanca posicionada na coluna de direção não desce ou sobe igual na maioria dos carros quando o motorista avisa que quer fazer uma conversão para a direita ou esquerda. Por isso, é preciso dar um leve toque para o lado contrário para que ela volte a ficar isenta. Só que, na maioria das vezes, a seta acaba ligando mais uma vez. É difícil acostumar.
Por fim, o Aion V praticamente não tem espaço para guardar objetos. Afinal, não tem nem um porta-luvas. Além disso, como já citado anteriormente, há uma geladeirinha ou mini forno no local que normalmente os motoristas armazenam itens. Portanto, ou você desliga esse compartimento, ou o único lugar que vai ter para guardar suas coisas é em um nicho localizado na parte inferior do console central.
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Fonte: direitonews