Entre os assuntos debatidos, estavam presentes a presidência brasileira no G20 e a culminância do encontro de líderes desse grupo, além da participação da ex-presidente Dilma Rousseff na liderança do Novo Banco do Desenvolvimento (NBD). Também foram debatidos assuntos como a derrocada da visão democrática ocidental e o acordo do Mercosul com a União Europeia (UE) e seus imbróglios.
O diretor do escritório da Sputnik no Brasil, Andrey Ulinkin, pontuou assuntos importantes, como a participação da Rússia nos acordos do bloco do BRICS.
Os jornalistas correspondentes Ana Lívia Esteves e Armando Holanda também debateram o assunto, trazendo pontos pertinentes para o bate-papo, guiado pelo apresentador Mauro Frysman.
Acordo Mercosul-União Europeia
Após 25 anos de tratativas, os países do Mercosul e a Comissão Europeia, responsável pelas negociações do bloco europeu, anunciaram ter concluído a versão final do acordo de livre comércio entre ambas as partes. O anúncio foi feito na sexta-feira (6) durante a 65ª Cúpula do Mercosul em Montevidéu, no Uruguai.
Cúpula do G20 no Rio
A Cúpula do G20 no Rio de Janeiro foi finalizada com louvor, tendo documento final e iniciativas brasileiras aprovadas por unanimidade pelas maiores economias mundiais. As 19 nações, ao lado da UE e da União Africana, toparam integrar a Aliança Global Contra a Fome e a Pobreza e concordaram que é necessária a reforma da governança global, o combate à emergência climática com o desenvolvimento sustentável e até a taxação dos bilionários.
Vaca Muerta
Às margens da cúpula dos chefes de Estado do G20, realizada no Rio de Janeiro entre os dias 18 e 19 de novembro deste ano, Brasil e Argentina assinaram um memorando de entendimento para importar gás natural do megacampo argentino de Vaca Muerta.
Fonte: sputniknewsbrasil