Fruit Attraction será aberta na terça-feira, dia 16, no São Paulo Expo


A Fruit Attraction São Paulo, uma das principais feiras internacionais do setor de frutas e vegetais do mundo, será aberta na terça-feira, dia 16 de abril, e segue até o dia 18, no São Paulo Expo, na capital paulista. A solenidade de abertura será no primeiro dia da feira, das 9h às 10h, no mezanino (salas 208 ABC), com as presenças do presidente de Abrafrutas (Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frutas e Derivados), Guilherme Coelho, do presidente da Apex Brasil, Jorge Viana, além de executivos das empresas expositoras e entidades setoriais. Os convidados serão recebidos por Jaime Martín, diretor de Expansão Internacional da IFEMA MADRID e Maurício Macedo, CEO da Fiera Milano Brasil, organizadoras do evento.

Pela primeira vez no Brasil, a Fruit Attraction é uma das marcas emblemáticas da IFEMA MADRID, que oferece tradição e expertise de sucesso. No ano passado, em sua 15ª edição, reuniu mais de 103 mil profissionais de 145 países e 2 mil expositores de todo o mundo, tornando-se uma das grandes referências no calendário de feiras global.

No país, o evento deverá alavancar ainda mais o setor de exportação de frutas, que bateu recorde de faturamento em 2023, alcançando a marca de 1,2 bilhão de dólares, conforme dados da Abrafrutas. Segundo a organização do evento, no Brasil a estimativa é reunir 9 mil visitantes de mais de 45 países e 300 expositores.

“Sem dúvida, esse evento é um dos projetos mais adequados para expandir a marca Fruit Attraction para o exterior, especialmente para um país tão rico no setor hortofrutícola como o Brasil. A Fruit Attraction São Paulo tem um enorme potencial”, afirma Jaime Martín, da IFEMA MADRID.

“É uma satisfação trazer esta feira para o Brasil, através da parceria com a IFEMA MADRID. Trata-se de uma marca consolidada na Europa e um dos principais eventos de frutas e hortaliças do mundo. Unimos a pujança da feira com o potencial brasileiro no setor. Isso nos dá muito ânimo e a certeza de que esta será a primeira de muitas outras edições”, afirma Maurício Macedo, da Fiera Milano Brasil.

Um dos principais destaques da Feira será o Programa de Compradores Internacionais, com o patrocínio da Apex Brasil, que já tem mais de mil reuniões previstas e que espera gerar mais de 120 milhões de dólares em vendas nos próximos 12 meses. Assim como em Madri, a Ifema traz compradores de 14 países de diversos continentes para conhecer a primeira edição da feira no Brasil.

parceria com o Sebrae deverá também trazer grande proximidade com o segmento de micro e pequenas empresas. A expectativa é atrair, pelo menos, uma micro ou pequena empresa de cada estado do Brasil para o estande do Sebrae, para promover a diversidade de frutas e verduras nacionais.

O público também terá uma experiência interativa no espaço do Cooking Show by São Paulo Negócios. Renomados chefs de cozinha vão preparar pratos com os ingredientes que estão sendo expostos para agradar ao paladar dos visitantes.

Na programação de conteúdo, o Fruit Fórumtraz diversos temas relevantes para toda a indústria, com indicadores de tendências e oportunidades para quem já atua no setor frutícola ou deseja empreender. O evento tem como patrocinadores os governos da Bahia e do Maranhão e o Porto de Suape.

presença internacional na Feira é outro ponto alto para o público, expositores e profissionais do setor interessados nas oportunidades de negócios, uma vez que a IFEMA MADRID está trazendo uma boa parcela de expositores europeus. Além de países da Europa como Portugal, Grécia, Holanda, França, Itália e Espanha, já foram confirmados expositores de Argentina, Chile, Uruguai, Estados Unidos, Egito e Nova Zelândia.

Ao lado da ala internacional do evento, representantes de vários estados brasileiros também confirmaram presença, como Rio Grande do Norte, Maranhão, Bahia, Pernambuco, Pará, São Paulo e Espírito Santo. Todos são estados exportadores de frutas, com destaques para mangas, limões e limas, melões, uvas e melancias.

Áreas da Feira

A Fruit Attraction São Paulo estará dividida nas seguintes áreas:

  • Produtos Frescos – Frutas e Legumes Frescos; Ervas aromáticas e especiarias; Mercado Ecorgânico; Produtos transformados (congelados, conservados, concentrado); Organizações e Associações; Estufas;
  • Industria Auxiliar – Sementes; Fertilizantes, Agronutrientes e Fitossanitários; Produtos Pré-Colheita; Transporte e Logística; Embalagem & Rotulagem; Pós-Colheita; Ponto de Venda.
  • Tecnologia – Smart Agro (Aplicativos, IOT, Big Data, IA, ERPs, Rastreamento, Monitoramento, Automação, Previsão, Digitalização); Agricultura 4.0; Software e dispositivos aplicados ao setor; Tecnologias de Cadeia Fria e Automação; Biotecnologia aplicada à agrobiologia/planta; Biotecnología.
  • Logística de Alimentos Frescos – Armazenamento na origem; Logística e transporte até destino; Varejo; Soluções de armazenamento refrigerado; Comércio eletrônico.

Fonte: noticiasagricolas

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