DANIEL MONTEIRO
DA REDAÇÃO
Na noite desta segunda-feira (2/10), foi instalada na Câmara Municipal de São Paulo a Frente Parlamentar em Defesa do Centro. Proposta e presidida pelo vereador Rubinho Nunes (UNIÃO), a iniciativa busca ações efetivas para revitalizar e resolver o problema da principal cena de uso nocivo de drogas do centro da capital, popularmente chamada de Cracolândia.
A reunião de instalação, que contou com a participação de representantes do governo do Estado, da Prefeitura, de vereadores, moradores e comerciantes locais, foi exaltada pelo presidente da Frente Parlamentar. “Ela é um fato inédito em São Paulo, a primeira vez que a Câmara se une numa Frente Parlamentar junto da sociedade civil, representantes de Consegs (Conselhos Comunitários de Segurança), de associações para pensar, discutir e tomar medidas reais pela recuperação do centro”, destacou Nunes.
Também signatários da Frente Parlamentar em Defesa do Centro, os vereadores Marlon Luz (MDB) e Eli Corrêa (UNIÃO) foram eleitos, respectivamente, vice-presidente e secretário do grupo. Ambos exaltaram a iniciativa. “Estamos aqui para definir políticas públicas e entender o que podemos ter para ter um centro vivo. Acho que é esse o objetivo aqui”, disse Luz. “É isso que eu gostaria de sentir hoje: não ter medo de ir ao centro, não ter medo de ir numa Santa Ifigênia e outras ruas adjacentes. Chega de insegurança em nossa região”, completou Corrêa.
Presente ao lançamento da Frente Parlamentar, o secretário municipal da Casa Civil, Fabricio Cobra Arbex, falou da importância do trabalho conjunto entre Executivo e Legislativo municipais para a resolução dos problemas da região central. “Os parlamentares desta Casa, por iniciativa do vereador Rubinho, ao criarem a Frente Parlamentar, mostram o quanto esse tema é importante e dão continuidade a várias ações que o prefeito Ricardo Nunes tem encaminhado para cá. São leis importantes, leis que podem transformar o nosso centro”, destacou Cobra.
Na mesma linha se manifestou Alcides Fagotti Junior, secretário-adjunto da Secretaria Municipal de Segurança Urbana. “É mais um vetor inclusive de comunicação com a população, um olhar diferenciado e também um espaço de discussão, de debate, com a participação da sociedade civil, participação do Executivo e do Legislativo. Os trabalhos da Prefeitura necessitam muito de ouvir a população e eu acho que essa Frente Parlamentar colabora muito nesse sentido”, afirmou Fagotti Junior.
Representando o governo do Estado, o Major Rodrigo Vilardi, chefe da Coordenadoria de Análise e Planejamento da Secretaria da Segurança Pública, elogiou a iniciativa da Frente Parlamentar. “A conjugação de esforços de secretaria, tanto do Estado quanto do município, seja Poder Executivo ou Poder Legislativo, é extremamente importante, com os moradores, com a população e com os comerciantes, para que as ações efetivas de requalificação, em que nós estamos identificando as pessoas que estão no fluxo para identificar quem tem pendência com a justiça, quem precisa de assistência social, quem precisa de saúde, para que possamos fazer esses direcionamentos”, pontuou Vilardi.
Diversos representantes da sociedade civil também se manifestaram durante o lançamento da Frente Parlamentar em Defesa do Centro. A íntegra da reunião desta segunda-feira, que ainda contou com a participação dos vereadores Fernando Holiday (PL) e Rodrigo Goulart (PSD), está disponível no vídeo abaixo: