Frederico Siqueira Assume Ministério das Comunicações Após Indicação de Alcolumbre e Desistência de Deputado


Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
👉Telegram: [link do Telegram]👉WhatsApp: [link do WhatsApp]

O engenheiro Frederico Siqueira tomou posse nesta quinta-feira (24) como novo ministro das Comunicações, em cerimônia realizada em Brasília. A nomeação foi oficializada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), após articulação política liderada pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP).

Ex-presidente da Telebras, Siqueira assume o comando da pasta no lugar de Juscelino Filho, que pediu demissão após ser denunciado pela Procuradoria-Geral da República (PGR) por suposto desvio de emendas parlamentares. Em nota, o Palácio do Planalto informou que a indicação do novo ministro também contou com o aval do próprio Juscelino e do líder do União Brasil na Câmara dos Deputados, Pedro Lucas Fernandes (União-MA).

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

A escolha de Frederico Siqueira foi definida em uma reunião realizada na quarta-feira (23), no Palácio do Planalto, que contou com a presença do presidente Lula, de Alcolumbre, Juscelino Filho, Pedro Lucas e da ministra de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann.

Pedro Lucas chegou a ser o nome indicado para o cargo no início de abril, tendo inclusive sua nomeação confirmada por Gleisi Hoffmann. No entanto, o deputado recuou da indicação e anunciou sua desistência na última terça-feira (22). Em nota, o parlamentar negou qualquer desentendimento com o governo. “Não houve desacordo ou constrangimento. Peço desculpas ao presidente Lula e sigo com disposição para o diálogo institucional”, declarou.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Ao assumir o Ministério das Comunicações, Siqueira divulgou uma carta aberta em que destacou o papel estratégico da pasta. “O Ministério das Comunicações pode e deve ser protagonista na construção de um Brasil mais conectado, mais justo e com mais oportunidades para todos”, afirmou o novo ministro.

Eis a declaração do novo ministro das Comunicações:

“CARTA ABERTA

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Recebo com orgulho e senso de responsabilidade o convite do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para assumir o Ministério das Comunicações. Agradeço, profundamente honrado, pela confiança depositada em mim e aceito a missão para liderar uma pasta tão estratégica e transformadora para o país.

Assumir essa missão significa dar continuidade a um compromisso com o Brasil que já venho cultivando com dedicação nos últimos anos, especialmente à frente da Telebras. Foi nesse período que enfrentamos desafios estruturais importantes, redesenhamos modelos de atuação e avançamos no processo de reestruturação da empresa. Hoje, a Telebras está prestes a conquistar a tão almejada independência financeira, condição essencial para ampliar sua capacidade de investimento e reforçar seu papel como alicerce da conectividade pública — sobretudo para os brasileiros mais vulneráveis.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Minha trajetória no setor de telecomunicações, tanto no setor público quanto na iniciativa privada, reforça meu compromisso com uma atuação técnica, responsável e orientada por resultados. Ao lado do Ministério das Comunicações, com quem a Telebras sempre manteve uma parceria sólida, tive a oportunidade de trabalhar em projetos que impactaram positivamente milhões de vidas. Agora, no comando da pasta, assumo a responsabilidade de ampliar ainda mais esse alcance.

Quero registrar minha admiração e respeito pelo presidente Lula, cuja visão de inclusão e desenvolvimento inspira o trabalho de todos nós. Da mesma forma, presto meu reconhecimento ao ex-ministro Juscelino Filho, com quem compartilhei experiências construtivas e relevantes nos últimos anos. Sua gestão deixou um legado importante, que pretendo preservar e fortalecer. Manifesto minha sincera gratidão ao União Brasil pelo apoio e confiança expressos na indicação do meu nome.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Chego com o compromisso de manter e ampliar os projetos que já vêm sendo desenvolvidos: levar conectividade às escolas públicas, ampliar o acesso ao 5G, conectar comunidades na Amazônia, dar celeridade à concessão de rádios e canais de televisão em todo o território nacional e implantar a TV 3.0. Esses são compromissos que transformam a vida das pessoas, reduzem desigualdades e promovem cidadania.

Assumo o compromisso com um Ministério das Comunicações que seja protagonista na construção de um Brasil mais conectado, mais justo e com mais oportunidades para todos. Vamos trabalhar com seriedade, diálogo e espírito público — sempre em sintonia com os ideais de inclusão, transparência e inovação.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Frederico de Siqueira Filho”

*Colaborou Murilo Fagundes

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Fonte: gazetabrasil

Anteriores Toyota Corolla Cross 2026 europeu traz mudanças que queríamos no Brasil
Próxima Tesouro Dvaravati: descoberta de joias milenares fascina arqueólogos na Tailândia (FOTOS)