Fórum Regional de Fortalecimento da Rede de Parcerias une colaboradores de entidades e órgãos públicos


Crédito: Agência de Notícias AMM

O Governo do Estado, através da Secretaria de Fazenda-Sefaz, com o apoio do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, por meio da diretoria de Transferências e Parcerias da União, realiza em Cuiabá o 22º Fórum Regional de Fortalecimento da Rede de Parcerias-etapa Mato Grosso. A abertura foi nesta quarta-feira (13), no salão nobre Cloves Vettorato, no Palácio Paiaguás, reunindo gestores municipais, entidades públicas e privadas, parlamentares representes do Executivo, Legislativo e Judiciário, além órgãos de controle.

A Associação Mato-grossense dos Municípios também integra a Rede de Parcerias. O presidente da AMM, Neurilan Fraga, foi representando na abertura, pela coordenadora geral, Juliana Ferrari. Ela destacou que a instituição já é uma parceira da rede há muitos anos. “Agora nós também estamos sendo apoiadores desse momento. Entendemos que só com uma boa gestão, transparência e eficiência é que as políticas públicas são efetivamente implementadas, e só assim elas chegam ao cidadão” disse Juliana.

Durante o evento serão realizadas palestras sobre as transferências e gestão de recursos da União, entre elas convênios, contratos de repasses, termos de parcerias, colaboração e fomento. A plataforma Transferegov.br e suas ferramentas de gestão e transparência também serão apresentadas aos participantes.

Conforme o secretário de fazenda, Fábio Pimenta, o encontro tem o objetivo fortalecer a governança corporativa promovendo diálogo e otimizar a gestão com a melhor aplicação dos gastos públicos e maior efetividade das políticas públicas. Ele destacou a melhoria da gestão do governo estadual. “Mato Grosso passou por um processo de reestruturação fiscal porque ocupávamos a vigésima quarta posição nacional em solidez fiscal. O Centro de Lideranças Públicas classificou Mato Grosso, segundo vários critérios, na primeira posição esse ano”, disse.

Fábio garante que a rede de parcerias vai propiciar tal eficiência não só aos órgãos estaduais como também aos municípios. “Nós temos vários representantes municipais aqui no Estado e por isso estamos muito honrados por receber esse evento”, finalizou.

Para o coordenador da Rede de Parcerias em Mato Grosso, Vanderson Ferreira, a troca de experiências permite aperfeiçoar a articulação no estado para que os serviços públicos sejam entregues com mais eficiência. “Além de formação, de capacitação, a gente pode tirar dúvidas. O nosso objetivo é fortalecer o diálogo entre os órgãos que repassam e recebem recursos, e dar transparência para a sociedade. O cidadão vai ser, no final, o mais beneficiado pelas políticas públicas”, concluiu.

Rede de Parcerias:

A Rede de Parcerias do Governo Federal busca desenvolver ações voltadas à melhoria da gestão das parcerias que envolvem colaboração mútua e interesse público e recíproco (Decreto nº 11.271, de 5 de dezembro de 2022), e desenvolver projetos para investimentos em infraestrutura registrados no Cadastro Integrado de Projetos de Investimento (Obrasgov.br).

Atualmente, a rede conta com mais de 221 parceiros como órgãos e entidades públicas e privadas. Para reunir os representantes federais e regionais, de forma a promover maior integração entre eles, fórum regionais são realizados periodicamente em todos os estados.

Fonte: amm

Anteriores Fintech dos EUA aporta R$ 30 milhões no Brasil e CEO elogia Pix: "Pagamentos são muito avançados"
Próxima Petrobras firma parceria para desenvolver gerador de energia eólica