Fórum da Graduação debate desafios da prática docente


Com o tema “Desafios e a Prática Docente no Ensino Superior: Oportunidades e Reflexões”, teve início nesta quinta-feira (31) o Fórum da Graduação da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), propiciando um momento de interação e reflexão da comunidade acadêmica. O evento, promovido pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proeg), acontece de forma online, com transmissão pelo YouTube.

Durante a abertura, o reitor da UFMT, professor Evandro Soares, destacou a importância do evento para que a comunidade e a gestão possam entender a realidade dos desafios que envolvem o ensino superior.

“Esse é o momento para que os coordenadores tragam o que mais aflige o curso no quesito da prática docente, é um ambiente interessante para a gente começar a apontar os principais entraves e desafios da graduação, de forma que nós, como administração superior, possa responder à isso, seja por ações, por qualificações, ou qualquer outra ação”, disse.

No mesmo sentido, o professor Adelmo Pereira, Pró-Reitor de Ensino de Graduação (Proeg), disse o que Fórum tinha como propósito discutir as inquietações do corpo docente, de forma que a pasta possa organizar ações pedagógicas e formativas para melhorar a qualidade do ensino superior na UFMT. 

“Nos últimos anos tivemos várias manifestações sobre o nível superior, reforma do currículo, propostas de formação de professores, todas elas no sentido de melhorar o ensino do país. No entanto, passamos por questões de saúde, políticas e organizacionais, então tivemos um desconforto no que se refere ao desenvolvimento e a atuação docente em todos os níveis da educação brasileira”, completou.

Sobre o evento, a Coordenadora de Formação Docente da Proeg, professora Luciene de Paula, salientou que se trata de um espaço de inclusão, visando agregar conhecimentos e discutir os temas demandados ao longo do ano.

“Os desafios da prática docente não são fáceis nem pequenos e nos provocam incessantemente, então o que desejamos para esse dia é que, por meio das discussões, seja possível agregar muito conhecimento, muitas reflexões inovadoras”, concluiu.

O evento continuou pela manhã com a palestra “Metodologias Ativas de Ensino Aprendizagem: Por que são importantes no contexto atual”?, ministrada pela professora Ludmila Rodrigues Emerick, do Instituto de Ciências da Saúde de Sinop. Além disso, a programação inclui duas mesas redondas temáticas, a primeira, pela manhã, com o tema “Tecnologias na Educação: Expectativas e desafios” e a segunda no período vespertino, com o tema “Desafios Atuais em Sala de Aula: Reflexões e visões sobre o ‘quefazer’ docente”.

Fonte: ufmt

Anteriores Inscrições abertas para novos membros do Conselho Municipal de Saúde
Próxima Equipamentos de ponta e estúdio transparente: Rádio Assembleia é reinaugurada com o que há de mais moderno