Max Verstappen conseguiu evitar uma penalidade no Grande Prêmio da Holanda após os comissários da Federação Internacional de Automobilismo (FIA) aceitarem sua justificava.
O holandês foi acusado de “dirigir desnecessariamente devagar” no final do Q3 da classificação na qual terminou em terceiro lugar para o grid de largada.
Após ouvir Verstappen, um representante da equipe e revisar dados da telemetria, vídeo, cronometragem e imagens dentro do carro, os comissários decidiram não tomar nenhuma ação adicional.
Um comunicado dos comissários dizia:
“Carro 1 excedeu o tempo máximo especificado nas notas do diretor de prova em 3,8 segundos, sem reduzir a velocidade para deixar passar outros carros. Esse tempo foi excedido na volta de retorno após o carro 1 ter recebido a bandeira quadriculada.
“O piloto do carro 1 nos mostrou a telemetria que provava que ele teria ficado dentro do tempo delta, não fosse a bandeira amarela exibida no final da volta. Ele teve que reduzir significativamente a velocidade para cumprir as regras da bandeira amarela.
“Isso levou seu tempo delta a refletir uma infração no sistema.
“Aceitamos sua justificativa para reduzir a velocidade e, portanto, não tomamos nenhuma ação adicional.”
Fonte: f1mania