Carlos Sainz já está causando impacto na Williams, mesmo antes do início da temporada 2025 da Fórmula 1. Segundo o chefe da equipe, James Vowles, o piloto espanhol já influenciou o projeto do carro para este ano. Sainz teve a oportunidade de pilotar pela primeira vez pela Williams no teste de pós-temporada em Abu Dhabi, após sua saída da Ferrari. Ele também participou de um teste com um carro antigo em Barcelona. O novo carro da Williams será apresentado no dia 14 de fevereiro.
Normalmente, quando pilotos que mudam de equipe participam do teste de Abu Dhabi, o período é mais voltado para adaptação, com ajustes como posição do assento, configuração do volante e pedais. Devido ao curto espaço de tempo entre os testes e a construção do carro da temporada seguinte, o novo piloto geralmente não tem muita influência no desenvolvimento do carro. No entanto, Vowles explicou como Sainz quebrou essa tendência.
“Primeiramente, Carlos chegou com o mais alto profissionalismo na equipe imediatamente, tudo desde o início foi claro, feedback conciso e direção, então não foi tudo espalhado”, disse Vowles para a imprensa. “Ele estava muito focado em usar os dados para tentar a tomada de decisões. Ele fez algumas mudanças ao longo do dia, e os tempos de volta falaram por si mesmos. Não estávamos tentando tempos de volta rápidos, mas ele estava lá em cima e confortável no carro desde o início. Esse feedback já foi incorporado ao carro deste ano, o que normalmente não se consegue fazer, com alguns itens que nos ajudaram”, concluiu o chefe da Williams.
As declarações de Vowles evidenciam a rápida adaptação de Sainz à equipe britânica e seu comprometimento em contribuir para o desenvolvimento da equipe. A influência do piloto espanhol no projeto do carro de 2025 demonstra que a Williams está disposta a ouvir e valorizar o feedback de seus pilotos, buscando otimizar o desempenho da equipe na próxima temporada.
Fonte: f1mania