Carlos Sainz afirmou que sua primeira experiência com o carro da Williams, o FW46, durante os testes pós-temporada de 2024, foi melhor do que o esperado. O piloto espanhol, que se juntou à equipe para a temporada 2025 da Fórmula 1, teve permissão da Ferrari para testar o carro da Williams em Abu Dhabi, logo após o término da última temporada.
Sainz, que terminou em segundo lugar em seu último GP com a Ferrari, admitiu que usou suas últimas voltas pela equipe italiana para memorizar detalhes que pudessem ser úteis para a Williams. Apesar da diferença de desempenho entre as duas equipes em 2024, com a Ferrari lutando pelo título de construtores e a Williams terminando apenas em nono lugar, Sainz teve uma surpresa positiva.
“Honestamente falando, acho que as primeiras impressões são muito importantes, porque você só tem uma chance de causar uma primeira impressão, e essa foi muito positiva”, disse Sainz à imprensa, durante o shakedown do novo carro da Williams, o FW47, na última semana. “Porque na Williams, em Abu Dhabi, encontrei um carro que era honestamente um pouco melhor do que eu imaginava, ou melhor do que eu esperava, obviamente com algumas deficiências em comparação com os carros que eu estava pilotando, mas não muito longe.”
Sainz também comentou sobre a proximidade entre as equipes no pelotão intermediário, destacando a importância de cada décimo de segundo. “Você pode dizer que o pelotão intermediário alcançou muito as equipes de ponta, e é por isso que na sessão de classificação em Abu Dhabi, estávamos todos dentro de meio segundo, então para sentir esse meio segundo em uma volta completa, estamos falando de meio décimo por curva. Eu sou bom o suficiente para sentir meio décimo por curva? Você precisa ser muito bom para sentir isso. Eu senti algumas coisas que eram diferentes, com certeza”, acrescentou.
Além do desempenho do carro, Sainz também se mostrou surpreso com a motivação da equipe Williams, mesmo após uma temporada difícil. “Posso dizer que encontrei uma equipe cheia de motivação, cheia de energia, não é fácil depois de uma temporada difícil e cansativa. Normalmente vejo as pessoas apenas querendo ir para casa. A energia que vi naquele dia (teste de pós-temporada em Abu Dhabi), e o plano de execução que conseguimos seguir à perfeição e executar, foi importante para mim, e foi um teste muito importante que acho que vai ajudar nos testes de pré-temporada no Bahrein”, finalizou o piloto espanhol.
Fonte: f1mania