Cadillac está considerando ampliar sua parceria com a Ferrari, o que pode incluir o fornecimento de suspensão do carro para sua estreia na Fórmula 1 em 2026.
A marca já anunciou um acordo antes com a equipe italiana para receber a unidade de potência e a caixa de câmbio, ocupando o espaço deixado pela Sauber, que se tornará a Audi em 2026. Como o motor próprio da Cadillac só estará pronto em 2028, a solução foi buscar essa parceria com a Ferrari.
Segundo o site “Autosport”, o fornecimento de suspensão também está sendo negociado, algo que ajudaria a equipe focar em outras áreas, como testes de aerodinâmicos no túnel de vento da Toyota, além da expansão da equipe técnica.
Essa estratégia não seria novidade na F1. A Haas trabalha com um modelo parecido desde 2016, usando componentes da Ferrari, VCARB usa peças da Red Bull como suspensão e powertrain, enquanto a Aston Martin usa a parte traseira da Mercedes, mas a parceria termina neste ano com a chegada da Honda.
A Cadillac terá 115% de acesso ao túnel de vento e CFD, conforme as regras da F1, o que pode ser uma vantagem sobre as equipes menores como VCARB, Haas e Williams, que precisam dividir recursos entre o desenvolvimento de 2025 e os novos regulamentos de 2026.
Os chefes de equipes da Williams e Aston Martin não estão preocupados com a vantagem da Cadillac na F1.
James Vowles, chefe de equipe da Williams, comentou: “Talvez haja alguma vantagem agora, enquanto estão fora de qualquer limite, mas acho que será bem controlado.”
Mike Krack, chefe de equipe da Aston Martin, afirmou: “Montar uma equipe e um carro para 2026 é uma tarefa difícil. Mesmo com uma vantagem, isso se equilibra rápido.”
Laurent Mekies, da VCARB, completou: “Por mais que 2024 possa dar uma vantagem, a partir de 1º de janeiro tudo estará sob controle dos regulamentos.”
Fonte: f1mania